Globo compartilha dados sobre podcasts a anunciantes e agências

A Globo realizou nesta segunda, 28, o AudioDay, em que reuniu representantes de agências e anunciantes para discutir o cenário e as perspectivas do mercado de áudio no Brasil. 

Cerca de 21 milhões de brasileiros afirmam ouvir podcasts com frequência, de acordo com pesquisa inédita apresentada durante o evento.

Segundo Renata Fernandes, Head de Mídias Digitais da Globo, o Ecossistema Globo de Áudio já conta com 64 podcasts, incluindo conteúdos das verticais de Jornalismo, Entretenimento e Esportes da Globo, além de programas da CBN. Os podcasts, destaca, estão disponíveis em diferentes aplicativos de áudio e agregadores. A audiência destes podcasts é formada por pessoas de todo Brasil, sendo que mais de 50% da audiência se encontra fora do eixo Rio – São Paulo, e em sua maioria jovens, sendo 12% na faixa entre 15 e 24 anos, 36% entre 25 e 34 anos e 23% entre 35 e 44 anos.

Como tendência, a executiva detalhou as experiências da Globo com assistentes de voz, mercado em expansão e que deve ganhar destaque nos próximos meses no país. No formato, a empresa acumula experiências com assistentes de "Malhação", "Receitas Gshow" e "G1 Eleições". E foi na interação com os usuários que a Globo descobriu, por exemplo, que os brasileiros estão dispostos a cozinhar acompanhados por assistentes: 43% iniciaram uma receita buscada no "Receitas GShow". Já com "G1 Eleições", foi possível compreender que as pessoas buscam por serviços específicos na interação com os assistentes: 55% dos usuários solicitaram a pesquisa eleitoral ou as opiniões dos candidatos sobre temas específicos usando a solução. Encerrando a primeira parte com novidades, Renata relembrou a chegada dos Flash Briefings do G1, GloboEsporte.com e CBN à Amazon Alexa, levando informações entre 2 e 3 minutos para quem quer se atualizar ao acordar ou quando se prepara para sair, por exemplo.

Flavia Toledo, gerente de Análises e Insights do Marketing Integrado da Globo, apresentou um estudo sobre o mercado de publicidade em podcast. Os dados, explicou, são do mercado americano. Composto por cerca de 700 mil programas ao redor do mundo, esse universo tem gerado uma receita em constante crescimento, que deve chegar a perto de US$ 1 bilhão, apenas nos Estados Unidos, em 2021. Uma plataforma já considerada muito importante por cerca de 48% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos e que deve começar a despertar interesse também dos executivos de marcas e agências no Brasil.

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