Nicho 54 abre chamamento para a primeira edição do "Nicho Executiva"

O Nicho 54, instituto que trabalha pela estruturação de carreiras de profissionais negros e negras no audiovisual, abre em 26 de novembro de 2021 chamamento para a primeira edição do "Nicho Executiva", programa dedicado à formação teórica e prática de Produção Executiva em ambientes de mercado audiovisual. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de dezembro pelo formulário disponível aqui

Para a edição inicial do projeto, serão selecionadas cinco produtoras negras, com perfil executivo e em estágio inicial de carreira, sendo três profissionais mediante mapeamento e convite do instituto e duas vagas preenchidas via chamamento a partir das seguintes etapas: triagem, na qual as candidatas preencherão o formulário e enviarão portfólio e carta de intenção de acordo com o regulamento do programa; seleção, na qual o material enviado será avaliado por um comitê especializado na área; e entrevista, que buscará entender as expectativas das candidatas e a adequação ao perfil estabelecido pelo Programa.

A comissão de avaliação será formada por três profissionais experientes do setor audiovisual. As cinco profissionais receberão formação técnica por meio de duas etapas:

  • A primeira delas será focada na compreensão de estágio de carreira e carteira de projetos, oportunidades existentes e instrumentalização da área de atuação. Nesta etapa inicial, as selecionadas recebem aulas teóricas e consultoria e participam de reuniões e masterclasses com profissionais do setor audiovisual; 
  • Já a segunda etapa consistirá na participação integral em seteeventos de mercado, sendo dois deles internacionais, na condição de "membro da indústria". As participantes serão preparadas para atuarem comercialmente com seus projetos nestes eventos do setor audiovisual em companhia de um membro mentor do Nicho 54.

"Levando em consideração a desigualdade racial e econômica que estrutura a sociedade brasileira, este Programa vai ao encontro da proposta do instituto de criar ações e programas para atender especificamente à comunidade negra. Entendemos que tais iniciativas resultam em benefícios e impactos para todo o setor audiovisual", explica Fernanda Lomba, codiretora do Nicho 54 e idealizadora do Nicho Executiva.

O Programa terá coordenação de Joelma Gonzaga, produtora executiva criativa,  também conselheira do instituto. "Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais, significa ampliar e repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão  de vozes da nossa  sociedade", afirma Joelma.

Com duração de 12 meses de capacitação profissional, o programa será concebido no período de janeiro a dezembro de 2022. As empresas e instituições que desejam apoiar o programa, bem como as demais ações do Nicho 54, podem enviar e-mail para executivo@nicho54.com.br .

Nicho 54

Atualmente dirigido por Fernanda Lomba e Heitor Augusto, fundadores do instituto ao lado de Raul Perez, o Nicho 54 visa fomentar a presença negra no audiovisual. Incorporando perspectivas de gênero, classe e orientação sexual, atua na estruturação de carreiras de pessoas negras com vistas a posições de liderança criativa, intelectual e econômica.

O Instituto está estruturado em três pilares: Formação, que compreende a capacitação para profissionais exercerem distintas funções na cadeia do audiovisual; Curadoria, cuja ênfase está na formação do olhar e de disputa do imaginário, seja por meio da programação de filmes quanto na oferta de oficinas e vivências curatoriais para jovens profissionais negros; e Mercado, com ações de estímulo à aproximação entre profissionais e a indústria, bem como atuando na sensibilização de agentes contratantes e realização de ambientes de mercado para projetos de realizadores negros.

O Nicho 54 nasce em diálogo com experiências internacionais que tratam da reparação dos cenários de exclusão de raça e gênero no audiovisual, como o programa Diversity and Inclusion no European Film Market (Berlinale) e Diversity in Cannes (Festival de Cannes).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui