Homologação em 2,5 GHz pode ser retomada na próxima semana

A decisão informal da Anatel de suspender as homologações e certificações de equipamentos que usem a tecnologia WiMAX na faixa de 2,5 GHz pode ter fim na próxima semana. A conselheira Emília Ribeiro levará para deliberação do conselho diretor uma proposta para a retomada imediata das análises dos equipamentos. Em princípio, a própria área técnica da Anatel defendia que este processo fosse encaminhado conjuntamente com o processo de revisão da destinação da faixa de 2,5 GHz. Mas, para a relatora, não há motivos para aguardar essa deliberação.
O processo em questão foi encaminhado pela área que cuida das certificações e homologações solicitando que o conselho posicione-se formalmente sobre a suspensão das emissões. O trabalho dessa equipe com relação aos produtos que funcionam com tecnologia WiMAX está suspenso há cerca de oito meses, a partir de uma indicação verbal do conselho que jamais foi formalizada.
Apesar do voto da relatora ser favorável à retomada, há chances de que os demais conselheiros defendam a suspensão pelo menos até a deliberação sobre a destinação da faixa de 2,5 GHz. Neste caso, seguindo a própria indicação encaminhada pela área técnica, o Conselho Diretor terá que formalizar esta decisão, com a publicação de um ato trazendo os motivos da suspensão.
Diversas empresas e fabricantes estão aguardando a retomada do trabalho de homologação dos equipamentos, especialmente a Telefônica, que já encaminhou inclusive uma carta à Anatel expondo a necessidade premente de que os certificados sejam liberados para que a companhia possa investir na expansão da rede de MMDS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui