TV Cultura estreia série sobre os desafios de jovens brasileiros durante a pandemia

“Conexão Juventude” mostra cotidiano de jovens brasileiros na pandemia (Foto: Divulgação/TV Cultura)

A TV Cultura estreia nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a série de documentários "Conexão Juventudes". A realidade de adolescentes de diferentes regiões do Brasil é mostrada em seis episódios produzidos separadamente, mas com o mesmo objetivo: revelar os desafios enfrentados por cada um deles durante a pandemia de Covid-19. A exibição é a partir das 19h30. 

Com 26 minutos de duração, os filmes retratam o cotidiano de jovens estudantes passando por temas como situação de estudantes imigrantes, educação indígena e afro-centrada, falta de acesso à internet, violência urbana e dificuldades para compatibilizar emprego e estudo, entre outros. Embora cada produção trate de questões singulares, todas foram filmadas durante a pandemia do Covid-19, tema que atravessa as histórias.

Entre dezenas de projetos inscritos, os seis filmes foram escolhidos por uma comissão julgadora composta pelos cineastas João Jardim, João Moreira Salles e Val Gomes, além de Tiago Borba, gerente do Instituto Unibanco; Mauro Garcia, presidente da Brasil Audiovisual Independente (Bravi); e Eliane Costa, coordenadora do MBA Bens Culturais: cultura, economia e gestão, da Fundação Getúlio Vargas. Durante a execução, as produtoras receberam mentoria de profissionais renomados e experientes: os cineastas João Jardim, já mencionado, e Marcia Medeiros na montagem.

O primeiro documentário da série, de título "Adolescer", fala sobre a transformação vivida por jovens da periferia da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, originalmente predestinados ao fracasso, que estudavam em uma escola desacreditada pela comunidade. Vivendo em uma região pobre, em meio ao tráfico, e em uma área vista pela mídia local como a mais violenta do estado, estes jovens encararam o desafio de entrar na vida adulta e, com apoios de familiares, amigos e da escola, buscar um futuro melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui