Mongo e Drongo, da Abluba Estúdios, ganha a tela da TV

Com mais de 1,7 bilhão de visualizações no Youtube, o desenho Mongo e Drongo chegou à TV neste mês de junho pela Rede Brasil de Televisão, no início das noites de sábado (às 18h15).

Os dois personagens infantis são criação da Abluba Estúdios, empresa familiar de Curitiba que conta com mais 3,7 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Voltada principalmente para o público infantil, Mongo e Drongo são duas criaturinhas de 11 anos que vivem aventuras divertidas e lúdicas. Um dos segredos do desenho, é que os dois amigos agem como as crianças querem e são. "Existe uma sinceridade na relação das crianças com os personagens – como acontece na vida real. Elas se identificam e aprendem junto com eles", conta o criador do desenho e fundador da Abluba Estúdios, J. Anderson.

"Em 2019, eu resolvi me dedicar ao meu negócio próprio. Chegava do trabalho e produzia até a meia noite para o novo canal", conta J. Anderson, criador de Mongo e Drongo.

Ele conta que o crescimento dos personagens na plataforma de vídeos online aconteceu de forma meteórica, embora os primeiros desenhos já estivessem há vários anos em um site, sem grande audiência. Mongo e Drongo nasceram no ano 2000 a partir de um teste de animação e aos poucos foram ganhando forma e personalidade. No início eles tinham uma pegada mais escatológica e masoquista, ao longo de mais de duas décadas houve uma evolução na personalidade dos dois amigos, que aconteceu, principalmente, em função da comunicação com o público infantil.

Mas foi bem mais recentemente que os personagens ganharam o gosto infantil. "Em 2019, eu resolvi me dedicar ao meu negócio próprio. O site é uma mídia obsoleta, quase não tem visibilidade, então precisava de um canal com frequência de publicação", explica Anderson.

Fernanda Abluba (atr´ás) e Ravena Abluba se juntaram ao pai como diretora de animação e gerente de marketing, respectivamente.

Para isso, trocou a tecnologia de animação de Flash para Moho e foi criando uma biblioteca de movimentos e cenários. "Chegava do trabalho e produzia até a meia noite para o novo canal", conta. Os personagens Mongo e Drongo estouraram em uma brincadeira com o longa Guerra Civil, da Marvel. Depois, outros conteúdos da dupla animada foram criados em paródias com outros personagens do cinema e do mundo dos games. "Sempre ficamos atentos aos comentários para entender o que as crianças gostavam. Elas começaram a voltar e n´ós passamos a atender os pedidos que chegavam em maior volume nos comentários", conta Anderson.

Com o sucesso do canal, as irmãs Ravena "Abluba" e Fernanda "Abluba" se juntaram ao pai na empresa. Ocupando um cômodo do lar, os três desenvolveram a empresa que hoje tem endereço próprio em um sobrado curitibano. Fernanda, hoje diretora de animação da Abluba, ajudava desenhando os personagens para que Anderson fizesse a animação nos fins de semana. Gerente de marketing da empresa, Ravena é responsável por buscar novas oportunidades para as produções e os personagens da Abluba Estúdios.

Licenciamento

Para ampliar os pontos de conexão com o público, foi criado um novo site da Abluba. "Temos uma comunidade muito engajada, que gosta de se relacionar com os personagens", conta Anderson. O site traz desenhos para colorir, o "alfabeto Abluba" para ser usado para enfeitar os avatares dos fãs e até kits para decorar festas de aniversário.

Depois de ver muito produto pirata na Internet, o empreendedor buscou parceiros de licenciamento. Seu principal parceiro hoje é a Pais&Filhos, que produz e distribui bonecos do Mongo e Drongo e outros brinquedos como quebra-cabeça e dominó. Há ainda camisetas da dupla e a Abluba está em negociação com uma empresa produtora de ações em shopping centers. Além disso, hoje a empresa está desenvolvendo, dentro de casa, seu primeiro jogo para celular.

Após duas ofertas de compra rejeitadas, a empresa hoje analisa uma proposta de investimento de um grupo estrangeiro.

7 COMENTÁRIOS

  1. Meu netinho de 3 anos, pegou meu celular, e começou a assistir aos vídeos do Mongo e Drongo. Achei estranho a figura dos bonecos, mas conversando com ele, notei que ele gostava da fala. Dicção. "Preguiça véia". Uma fala bem regional, caipira mesmo e não o " carioquês, chiado, que está em tudo que é dublado neste país. Agora quem gosta, do desenho, sou eu. Vejo junto com meu netinho de 3 anos, tenho 66.

  2. Eu que ria conhece o estúdio abluba TV eu moro no Brasil agora meus pais fala,deus me
    livre conhece Curitiba, eu moro em São Cristóvão , vcs podem fazê um chou aqui em São
    Cristóvão pó favor ,eu sou fá de vcs mas não da para da um joinha minha TV não da para
    coloca , celular, taleti e muito mais.

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