A Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente aborda uma das questões mais urgentes do país atualmente, a relação entre mineração e meio ambiente pelas lentes críticas dos autores e personagens dos filmes. O evento acontece entreos dias 26 e 29 de julho, gratuito, na Nave Coletiva (R. José Bento, 106 – Cambuci), e contará também com debates com cineastas e convidados.
O evento é promovido pelo Instituto Camila e Luiz Taliberti e tem como objetivo discutir os prejuízos e riscos da mineração, além de conscientizar o público a partir dos filmes e debates que abordarão temas como mulheres, mineração e tragédias ambientais.
Os filmes exibidos serão: "Ode ao Choro", de Cecília Engels; "A ilusão da abundância", de Erika González Ramirez e Matthieu Lietaert; "Lavra", de Lucas Bambozzi; e "O lugar mais seguro do mundo", de Aline Lata e Helena Wolfenson. As histórias contam impactos nas vidas de pessoas atingidas em Brumadinho e Mariana em Minas Gerais, Brasil, e também Honduras e Peru.
O Instituto Camila e Luiz Taliberti foi criado em julho de 2019 por iniciativa dos amigos e familiares de Luiz e Camila, vítimas fatais do rompimento da barragem em Córrego do Feijão, Brumadinho (MG) ocorrido em 25 de janeiro daquele ano, e tem como missão atuar em temas socioambientais, na defesa dos direitos humanos, sob duas vertentes: o empoderamento de grupos vulneráveis, especialmente mulheres, e a proteção do meio ambiente.