Mercado publicitário cresce 10% e movimenta R$9,1 bilhões no semestre, aponta Cenp-Meios

O mercado publicitário fechou o primeiro semestre de 2023 com R$ 9,14 bilhões em investimentos em mídia. Os dados foram captados pelo Cenp-Meios, entre janeiro e junho, com 319 agências de publicidade de todo o país. A nova leitura mostra um crescimento de 10%, frente ao mesmo período de 2022, quando registrou R$ 8,3 bilhões, numa aferição com 309 agências. No último ano, o volume de injeção totalizou R$ 21,2 bilhões.

Embora o faturamento do meio tenha crescido, o share da TV aberta caiu 3,1 pontos percentuais na comparação entre os primeiros semestres de 2022 e 2023, chegando a 43%. Ainda assim, o meio se mantém na liderança do share, seguido da Internet, com 36,9%, após conquistar 5,9 pontos percentuais em um ano. Já a TV por assinatura ficou com 5% de share, perdendo 1,3 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado. O meio ficou em quarto lugar no share, atrás de mídia exterior, com 9,2%.

A TV aberta e a TV por assinatura faturaram no primeiro semestre, respectivamente, R$ 3,93 bilhões e R$ 458,59 milhões. Já a Internet faturou R$ 3,37 bilhões. O investimento publicitário apenas em vídeo online já representa mais da metade do faturamento da TV paga, chegando a R$ 237,51 milhões no primeiro semestre deste ano.

"Fechamos o primeiro semestre com bons números e investimentos consistentes. Mercado vem melhorando com as medidas do novo governo, absorvendo novas diretrizes econômicas e nossa expectativa é que segundo semestre seja ainda melhor, tendo em vista a movimentação inerente ao período com picos de consumo como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que exigem comunicação com o consumidor", sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp. 

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos planos de investimento efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo. Não fazem parte do levantamento os investimentos diretos, feitos sem a contratação de agência.

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