Telebrás divulga termos de referência para montagem da rede IP

A Telebrás iniciou nesta quinta-feira, 30, processo de consulta pública de três Termos de Referência que servirão como base para o processo de compra dos equipamentos para a montagem da rede IP da estatal. Os documentos dão início oficialmente ao mais aguardado processo de compras desde que o governo federal resolveu revitalizar a estatal e dar início ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Os três processos de compra – que serão realizados pela modalidade "Tomada de Preço" – são essenciais para que a Telebrás possa cumprir sua primeira meta dentro da nova política pública de telecomunicações: conectar 100 cidades com a rede estatal de banda larga.
O processo de compra foi dividido em três partes, com editais separados para a aquisição dos equipamentos para o core da rede; a borda e acesso IP; e soluções auxiliares. No caso do core, o protocolo que deverá ser usado é o IP/MPLS. A pretensão da Telebrás é que, uma vez escolhido o comprador no futuro edital, os equipamentos sejam entregues em, no máximo, 30 dias, tendo a contratada mais um mês para instalação. Caso o cronograma corra sem sustos, a Telebrás poderá iniciar sua oferta de serviços no limite do prazo projetado pelo governo, no último mês deste ano.
O prazo máximo sugerido pela estatal para que toda a rede esteja montada e pronta para uso, incluindo a execução de um roadmap de soluções específicas exigidas pela Telebrás, varia entre junho de 2011 e dezembro de 2011. Nesta segunda fase de implantação da rede são exigidos, por exemplo, a implantação de planos de redundância e robustez da rede. Os três termos ficarão abertos à contribuições dos interessados até 14 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui