No History, especial inédito investiga desaparecimento de 43 jovens no México em 2014

(atualizado no dia 1º de dezembro, às 14h57) O Canal History adiou, ainda sem data definida, a estreia de "Os 43 Estudantes Desaparecidos".

Um dos incidentes mais misteriosos da história recente do México, o desaparecimento de 43 alunos da faculdade rural de Ayotzinapa, em 2014, é abordado no especial inédito "Os 43 Estudantes Desaparecidos" (The Days of Ayotzinapa), que o History estreia nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, às 20h40. A produção investiga o que realmente aconteceu neste caso que comoveu o mundo e que, seis anos depois, continua sem solução.

Na ocasião, os estudantes foram à cidade de Iguala para um protesto contra as práticas de contratação de professores. O relatório oficial sobre o caso determinou que as 43 vítimas foram interceptadas por policiais corruptos, e depois entregues ao grupo de traficantes Guerreros Unidos – que as teriam assassinado, queimado seus copos e jogado as cinzas em um rio. Porém, até hoje, foram encontrados somente os restos mortais de dois estudantes. Pressionado pelas organizações de direitos humanos, o governo mexicano ordenou a prisão de 80 suspeitos, entre integrantes do grupo criminoso e militares, ao longo de 2020.

Em duas partes, o especial "Os 43 Estudantes Desaparecidos" desmonta a investigação oficial dos fatos e reconstrói, a partir de distintas abordagens, o que de fato ocorreu com os jovens em Iguala na noite de 26 de setembro de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui