Estão abertas as inscrições para o 31º Festival de Cinema de Vitória

Festival de Cinema de Vitória em 2023 (Foto: Sérgio Cardoso)

Estão abertas as inscrições para a seleção de curtas e longas-metragens que serão exibidos nas mostras competitivas do 31º Festival de Cinema de Vitória, que será realizado entre os dias 20 e 25 de julho de 2024. Realizadores e realizadoras de todo o Brasil podem enviar filmes. As inscrições se encerram no dia 4 de março de 2024, às 23h59 (horário de Brasília). 

Todo o processo de inscrições e envio de mídia acontece em formato digitalizado e gratuito. Serão aceitos somente os filmes enviados através de link pelo formulário oficial de inscrições.

Podem se inscrever curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2023. Os filmes devem ter duração máxima de 25 minutos (créditos inclusos) para curtas-metragens e mínimo de 70 minutos para longas-metragens. Só serão aceitos no máximo dois filmes por realizador(a) ou coletivo de realizadores, de forma que no caso de inscrições além do limite serão consideradas apenas as duas obras mais recentes. Demais informações estão disponíveis no regulamento do festival

Mostras 

Os filmes escolhidos pela curadoria do festival serão distribuídos em 12 janelas competitivas de exibição. Entre elas, estão a 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que apresenta um panorama do cinema autoral nacional de longa-metragem; a 14ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; a 13ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 13ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo; e a 11ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

A 9ª Mostra Mulheres no Cinema é uma janela para a exibição de filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras; e a 9ª Mostra Cinema e Negritude exibe filmes produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam da pluralidade de narrativas que atravessam a população negra no Brasil.

A 8ª Mostra Nacional de Videoclipes apresenta produções do gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual e a 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais. Fechando as janelas de exibição, a 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o universo fantástico e de horror para o evento.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui