Longa de cineasta paraense aborda a precariedade da aviação no Pará

Filme “No Vazio do Ar" (Foto: Divulgação)

"No Vazio do Ar", novo filme de Priscilla Brasil, foi selecionado para os festivais nacionais "Mostra Ecofalante" (competição latino-americana) e 46ª Guarnicê de Cinema (competição nacional de longas). O filme aborda a precariedade da aviação na região amazônica, acompanhando o drama de três pilotos profissionais no exercício da profissão.

O longa une a história familiar da cineasta ao fim do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém do Pará, fechado definitivamente no ano passado. No filme, Priscilla acompanha a trajetória de uma piloto iniciante que sofre imensamente com o preconceito de contratantes e colegas. Em diferentes camadas, também aborda questões de gênero, a finitude das construções humanas e o esvaziamento de nossas memórias pessoais e coletivas.

A cineasta paraense Priscilla Brasil tem uma carreira premiada por seus trabalhos anteriores e é considerada uma voz importante na luta pela inclusão de visões amazônicas no cinema nacional, desenvolvendo diversas ações que visam melhorar as condições de entrada dos agentes nortistas no mercado brasileiro, além de debater técnicas e modos de fazer, em um processo de valorização das narrativas locais.

Na Mostra Ecofalante, o filme será exibido no dia 2 de junho, sexta, às 21h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, e no dia 7 de junho, quarta, às 19h30, no CCSP – Sala Lima Barreto. Já na Guarnicê de Cinema, a exibição será no dia 13 de junho, terça, às 20h05 (em São Luís, Maranhão). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui