A base de assinantes de TV com acesso por fibra apresentou leve retomada no mês de junho, chegando a 1,29 milhão de assinantes, considerando a base do serviço pago. De acordo com dados da Anatel, o número representa um ganho de 3% no mês, mas uma queda de 4,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
A base total de TV por assinatura ficou em 12,8 milhões de assinantes, sendo 11,4 milhões de pagantes. Sempre considerando a base de pagantes, o churn do serviço foi de um pouco menos de 1% em 30 dias. Em comparação com junho de 2022, a queda foi de 13%.
A base das operadoras de pequeno porte, formada principalmente pelos Internet Services Providers (ISPs) e distribuída majoritariamente por fibra, também voltou a apontar para cima, após queda desde o inicio do ano. O crescimento neste perfil de prestador no mês de junho foi de 8%, chegando a 410 mil de lares pagantes.
O saldo entre as regiões do País, voltou a ter um numero positivo: a região Norte. Apenas no mês de junho, a base na região cresceu 1%, chegando a 494 mil assinantes, o que representa um ganho de 0,8% na densidade do serviço na região.
A soma das quatro maiores operadoras do país ficou em 96,4% da base, divididos em 41,7%, da Claro; 32,3%, da Sky; 14,8%, da Oi; e 7,6%, da Vivo. Nenhum outra operadora contou com 0,5% ou mais de participação de mercado.
Vale lembrar, os dados da Anatel contemplam apenas a base de assinantes do Serviço de Acesso Condicionado, o SeAC. Os prestadores de serviço não informam a Anatel sobre as bases dos produtos de TV por assinatura por streaming, considerados Serviços de Valor Adicionado, ou SVA.
Evento
O Pay-TV Fórum, realizado por TELA VIVA e TELETIME nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo, será o palco das discussões sobre novos desafios e oportunidades proporcionados pelo momento no qual o mercado de TV por assinatura vive. Operadoras, programadoras e canais de TV por assinatura passaram por profundas mudanças em seus modelos de negócio nos últimos anos, enquanto a distribuição OTT, aplicativos, operadoras virtuais, conteúdos on-demand e streaming complementam ofertas tradicionais.
Entre os nomes com presença confirmada no evento estão:
Mais informações podem ser obtidas no site do evento, pelo telefone (11) 3138-4619 ou pelo email eventos@teletime.com.br.
- José Felix, presidente da Claro;
- Gustavo Fonseca, presidente da Sky;
- António Forjaz, country manager da Prime Video;
- Alex Braga, presidente da Ancine;
- Alessandra Pontes, vice-presidente de Distribuição Brasil & Partnerships Latam Warner Bros Discovery;
- Monica Pimentel, vice-presidente de Conteúdos Brasil da Warner Bros. Discovery;
- Moisés Moreira, conselheiro e vice-presidente da Anatel;
- Rogério Francis, vice-presidente de Distribuição de Conteúdo da Paramount;
- Fernando Ramos, diretor executivo de parcerias estratégicas de distribuição da Globo;
- Tatiana Costa, diretora de gestão de conteúdo da Globo;
- Raphael Corrêa, diretor de canais pagos da Globo;
- Fernando Magalhães, diretor de conteúdo da Claro;
- Marcello Zeni, diretor de distribuição da Newco/Band;
- Paula Carvalho, diretora comercial media owners da Kantar Ibope Media.