Mostra "A Cinemateca é Brasileira" vai percorrer o país com programação itinerante 

“A Hora da Estrela” (Suzana Amaral, 1985) é um dos filmes selecionados para a mostra "A Cinemateca é Brasileira" (Foto: Divulgação)

De agosto a dezembro, a Cinemateca Brasileira vai percorrer o país com a mostra itinerante "A Cinemateca é Brasileira". Com o objetivo de estreitar os laços da cinemateca com instituições afins e apresentar parte da produção audiovisual brasileira, a programação vai passar por 12 cidades, levando uma seleção de 19 filmes importantes para a história do cinema brasileiro.

Entre os títulos selecionados, estão "São Paulo: a sinfonia da metrópole" (Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny, 1929); "Limite" (Mário Peixoto, 1931); "Carnaval Atlântida" (José Carlos Burle, 1952); "Deus e o diabo na terra do sol" (Glauber Rocha, 1964); "O pagador de promessas" (Anselmo Duarte, 1962); "Dona Flor e seus dois maridos" (Bruno Barreto, 1979); "A Hora da Estrela" (Suzana Amaral, 1985); "Central do Brasil" (Walter Salles, 1998); "Bacurau" (Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, 2019); "Marte Um" (Gabriel Martins, 2023). 

A Mostra vai visitar espaços culturais e salas de exibição de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Canaã dos Carajás (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES). Paralelamente à mostra de filmes, algumas cidades também receberão uma exposição sobre a história da Cinemateca Brasileira e do cinema nacional, além de ações educativas e formadoras.

O evento faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

Programação 

A Mostra começa oficialmente em agosto, no Paraná. De 11 a 27 de agosto, a Cinemateca de Curitiba exibe 17 títulos da mostra. Em Belo Horizonte, o evento está no Cine Santa Tereza, 25 a 31 de agosto. Em setembro, a mostra passará por: Recife (PE), na Fundação Joaquim Nabuco; São Luís (MA), no Instituto Cultural Vale Maranhão; Vitória (ES), no Festival de Cinema de Vitória e retorna novamente a Minas, no Instituto. Já em outubro, é a vez de João Pessoa (PB), no Cine Banguê, Porto Alegre (RS), na Cinemateca do Capitólio. 

"A Cinemateca é Brasileira" chega à Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará, em novembro. No mesmo mês, a programação também integra o Festival de Cinema do Ceará, em Fortaleza. A mostra encerra o ano em Salvador, na Bahia, em dezembro.

O Projeto Viva Cinemateca conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, como patrocinador estratégico, da Shell, como patrocinadora master, e Itaú Unibanco, como copatrocinador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui