Livro com 40 entrevistas inéditas traz histórias recentes do cinema de São Paulo

As 40 entrevistas inéditas do livro "Depois da Última Sessão de Cinema" roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores. Lançado pela editora Autonomia Literária, a obra tem organização de Alfredo Manevy, ex-diretor-presidente da Spcine, e de Fabio Maleronka Ferron, pesquisador e gestor cultural.

O título da publicação é uma alusão ao hábito de conversar sobre o filme e as novidades depois da última sessão.

Os depoimentos ajudam a ilustrar como paixão, criatividade e resistência política se unem no audiovisual feito a partir da cidade de São Paulo, um dos polos culturais do país, e que concentra o maior número de agentes do setor. Partindo dos relatos das vidas dos entrevistados no audiovisual, o livro mostra a relação que estabeleceram com políticas do setor e quais são suas perspectivas para o momento atual. O fio que conduz os depoimentos é a geografia afetiva que os entrevistados estabelecem com a cidade: do cinéfilo ao diretor de cinema; do dono de cinema ao gestor público.

Os depoimentos do livro se somam formando um documentário sobre como o audiovisual – incluídos cinema, publicidade, televisão, streaming e games – vivenciou uma explosão de produção com a regulação do setor, sobretudo com a Lei 12.485/11, a Lei do SeAC, e como a criação da Spcine na capital paulista levou a um novo ciclo de organização e incentivo com arranjos financeiros entre políticas nacionais e locais.

Em camadas

"O audiovisual brasileiro tem, na sua gênese, a luta pela sobrevivência em terreno desigual. O Brasil ainda tem muitas histórias, imagens e narrativas para mostrar ao mundo e a si mesmo", escreve Alfredo Manevy na introdução do livro.

"Partimos do pressuposto de que histórias recentes do cinema de São Paulo precisam ser contadas. O livro trabalha com esse conteúdo em camadas, a começar por uma pluralidade de entrevistados. Tem por pressuposto promover um encontro de ideias relevantes", diz Fabio Maleronka Ferron no prefácio.

O título da publicação é uma alusão ao hábito de conversar sobre o filme e as novidades depois da última sessão. É quando a ideia do filme se realiza no diálogo do público e quando o que está por trás daquela produção também pode ser debatida. A capa do livro foi concebida pelo designer Kiko Farkas utilizando uma imagem do fotógrafo Tuca Vieira de uma Rua Augusta noturna, epicentro cinematográfico recente.

Lançado pela Autonomia Literária, o livro terá edição impressa e digital com pré-venda pelo site da editora. As lives de lançamento serão nas redes da Livraria Blooks (Facebook, Twitter e Instagram).

Foram entrevistados para "Depois da Última Sessão de Cinema":
* Ugo Giorgetti,
* Anna Muylaert,
* Adhemar Oliveira,
* Renata de Almeida,
* Toni Venturi,
* Manoel Rangel,
* Débora Ivanov,
* Orlando Senna,
* Juca Ferreira,
* Rubens Rewald,
* Tata Amaral,
* Fernando Haddad,
* Nabil Bonduki,
* Orlando Silva,
* Andrea Matarazzo,
* André Sturm,
* João Daniel Tikhomiroff,
* Ana Louback,
* Renato Nery,
* Rafael Carvalho,
* Eduardo Raccah,
* Tammy Weiss,
* Ailton Krenak,
* Viviane Ferreira,
* Beatriz Seigner,
* Malu Andrade,
* Raul Perez,
* Julia Katharine,
* Diego Paulino,
* Maíra Bühler,
* Ariel Velloso,
* Mauro Garcia,
* Rodrigo Guimarães,
* Mauricio Ramos,
* Laís Bodanzky,
* Fernando Meirelles,
* Alessandra Negrini,
* Kleber Mendonça Filho,
* Marcelo Rubens Paiva e
* Rodrigo Teixeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui