Segunda edição do Festival de Cinema Russo no Brasil será realizada online

O Festival de Cinema Russo, organizado pela Roskino com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia em 2020, continua circulando pelo mundo. Mais de 200 mil espectadores assistiram ao novo cinema russo em nove países até agora. O 2º Festival de Cinema Russo no Brasil já está confirmado. Entre os dias 16 de setembro e 10 de outubro, oito filmes russos de diferentes gêneros estarão disponíveis gratuitamente ao público brasileiro, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.

A CEO da Roskino, Evgenia Markova, celebra: "?Estamos muito felizes por levar o Festival de Cinema russo mais uma vez ao Brasil. No ano passado, o público brasileiro foi um dos mais receptivos e, por isso, estamos igualmente felizes por repetir a parceria com a Spcine, que nos ajudou a conectar o festival a milhares de espectadores. Assim como no ano passado, vamos apresentar filmes de diferentes gêneros, que estiveram em vários festivais pelo mundo. Muitos deles são baseados em fatos reais e, tenho certeza, enriquecerão o público brasileiro com um novo panorama sobre o nosso país. Quanto aos profissionais do audiovisual, certamente apreciarão o alto nível dos cineastas russos, o que abrirá caminhos em futuras colaborações.". 

Já Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, comenta: "Estamos muito contentes com este segundo ano de parceria com o Festival de Cinema Russo, principalmente pela qualidade e pluralidade que a filmografia russa apresenta hoje. A Spcine tem esse compromisso em oferecer ao seu público uma curadoria não só nacional, mas estrangeira também, comprometida com a diversidade de narrativa". 

O drama, gênero que esteve dentre os favoritos do público brasileiro no festival do ano passado, está representado em várias searas. Os espectadores assistirão a dramas policiais, esportivos e biográficos. 

Dois títulos do programa são dedicados ao esporte e à rivalidade, não só em campo e quadra, mas fora deles. Um desses títulos é o filme "On the Edge", de Eduard Bordukov, baseado em uma história real dos Jogos Olímpicos de 2016: o confronto entre duas esgrimistas russas, Sofya Velikaya e Yana Egoryan. Outro filme relacionado ao esporte é o documentário "Voy", de Maxim Arbugaev. O filme conta a história do time russo de futebol paralímpico, no qual todos os jogadores são cegos.

O policial "Masha", de Anastasiya Palchikova (apresentado no programa RFF pela primeira vez), mostrará a Rússia nos turbulentos anos 90. Já o drama histórico "A História de um Compromisso", de Avdotya Smirnova, levará os espectadores a um período anterior, o Século XIX, quando uma história ousada, baseada em fatos, se desenrola. Um dos personagens é o grande escritor russo Leon Tolstoy. 

A seleção também inclui a ?dramédia? "Os Parentes", de Ilya Aksyonov, sobre relações familiares testando forças, e "Sheena 667", de Grigory Dobrygin, que fala sobre a história de um amor virtual ameaçando uma família. Ambos serão exibidos no Festival de Cinema Russo pela primeira vez.  

Completam a seleção o drama biográfico "Doutora Liza", de Oksana Karas, em homenagem à Elizaveta Glinka, uma das principais defensoras e ativistas sociais russas, e a série de animação "Kid-E-Cats", que contará aos jovens espectadores a história das aventuras de três gatinhos curiosos.

Assim como no ano passado, a programação do festival se concentra no público brasileiro. Os filmes estarão disponíveis com legendas em português e os personagens da série de animação "Kid-E-Cats" vêm dublados em português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui