Star+ chega à América Latina apostando no conteúdo esportivo ao vivo como grande diferencial

Star+, o novo serviço de streaming de entretenimento geral e esportes da The Walt Disney Company voltado para o público adulto, chegou nesta terça-feira, 31 de agosto, à América Latina, com ampla gama de conteúdo, incluindo produções de ficção e não ficção criadas inteiramente no continente, uma robusta oferta de esportes ao vivo da ESPN, novas produções originais internacionais, o catálogo completo de animações de comédia da 20th Television e estreias exclusivas do cinema. O Star+ já pode ser complementado com o Disney+ por meio do Combo+, uma proposta comercial que oferece ambos os serviços a um preço único.

"Estamos falando de um produto da The Walt Disney Company e isso, por si só, já faz com que nossa expectativa para o lançamento seja bem grande", disse Cristiano Lima, Head de Conteúdo da Disney no Brasil, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. "Além disso, sabemos que temos um serviço realmente robusto, com oferta comercial competitiva e, ao adicionar esporte – e estamos falando de um volume esportivo enorme e jamais visto no streaming – temos em mãos uma plataforma completa. E para nós, da indústria, é incrível ter essa competitividade alta no mundo do streaming. Confiamos na combinação poderosa do Star+. Ela vai fazer toda a diferença quando as pessoas identificarem e entenderem bem o nosso produto", completou o executivo.  

Esporte em evidência 

O Star+ estabelece um momento único para o conteúdo esportivo da América Latina com a chegada da ESPN ao mundo do streaming – o conteúdo esportivo é a principal aposta da plataforma. "Estamos falando sobre democratização do consumo de esportes. No streaming, teremos mais espaço para entregar. Aos finais de semana, por exemplo, exibiremos mais de 70 jogos de futebol ao vivo. E já neste primeiro fim de semana de lançamento, isso se junta ainda ao US Open, com transmissão de todas as quadras. O consumidor poderá passear por todas elas no streaming. Será tipo uma Olimpíada por dia", brinca Carlos Maluf, Head de Esportes da Disney no Brasil, também em entrevista exclusiva. "O streaming nos dá o poder de entregar mais sem deixar de entregar o principal, na televisão, com toda a excelência que a gente sempre teve. Mas na TV eu não tenho espaço para transmitir 20 quadras de tênis, por exemplo. No Star+, serão mais ou menos 80 sinais de transmissão. Não todos em português, mas é essa a dinâmica que daremos. Nosso objetivo é manter a excelência na televisão e no streaming, respeitando as possibilidades de cada um". 

"No streaming, democratizamos o consumo de esporte" – Carlos Maluf, Head de Esportes da Disney no Brasil

Cristiano Lima acrescenta: "Nos preocupamos em entregar conteúdo onde as pessoas estiverem. Nossos canais na TV são extremamente importantes. Existe uma questão de forma de consumo que muda de geração para geração, por exemplo. Temos algumas pessoas mais acostumadas a ver esporte na TV e, para elas, seguiremos entregando a melhor experiência de consumo, mas com certa limitação de grade e horários. Do outro lado, no streaming, há uma infinidade de possibilidades. É uma forma de valorizar o investimento que cada usuário faz. Não estamos desassistindo nada e, sim, complementando". 

A entrada do esporte na plataforma virá com um amplo catálogo de eventos e programas ao vivo das grandes ligas de futebol europeias, como Ligue 1 da França com suas estrelas, com destaque para Neymar e Messi; LaLiga e Copa del Rey da Espanha, a UEFA Europa League, UEFA Conference League, Premier League da Inglaterra, Serie A da Itália, a Liga NOS de Portugal, Eredivisie dos Países Baixos; além de algumas das principais competições da América: CONMEBOL Libertadores, a Copa do Nordeste, a LPF da Argentina e a MLS.

A oferta esportiva também inclui o tênis do Australian Open, US Open, ATP e WTA; o futebol americano da NFL; o basquete da NBA; Bellator MMA; o surfe da WSL; o esporte motorizado do MotoGP; o golfe do PGA Tour, The Masters, The Open, PGA Championship e Ryder Cup; esportes radicais dos X Games; o beisebol da MLB e o hóquei no gelo da NHL.

Chegam ainda ao Star+ versões locais dos clássicos da ESPN como "SportsCenter", com Edu Elias, Marcela Rafael, Gustavo Zupak, André Kfouri; além de produções originais do canal criadas no Brasil, como "Linha de Passe", com Paulo Andrade, Gian Oddi, Vitor Birner, Paulo Calçade, Leonardo Bertozzi; "Resenha ESPN" com André Plihal, Lugano, Amoroso, Djalminha; "Bola da Vez" com André Plihal; e "ESPN League" com Ari Aguiar, Antony Curti, Ricardo Bulgarelli, entre outros.

É claro que, quando falamos em transmissão de conteúdo ao vivo – e especialmente de esporte ao vivo – a questão tecnológica é uma preocupação constante, a fim de evitar delays e problemas de latência. "Esse foi um dos principais pontos com os quais nos preocupamos. Inclusive, nossa última reunião com nosso head da Argentina foi sobre o assunto. Ele nos tranquilizou a esse respeito. Teremos um ponto em Tamboré que rodará por muitos terabytes por segundo e esse número seguirá aumentando. É uma coisa monstruosa mesmo, estamos tranquilos porque o ao vivo está garantido. Queremos evitar ao máximo reclamações nesse sentido e estaremos constantemente trabalhando nisso", garantiu Maluf. 

Para além de possíveis problemas com o timing das transmissões, os executivos também afirmaram que estão preparados para grandes ondas de consumo, isto é, momentos em que muitos usuários estão conectados na plataforma ao mesmo tempo, assistindo ao mesmo conteúdo. No começo do ano, o Globoplay enfrentou alguns problemas nesse sentido, especialmente durante momentos decisivos do "Big Brother Brasil", em que a transmissão por muitas vezes acabou saindo do ar. No Star+, de acordo com Lima e Maluf, isso não acontecerá. 

"Nos preocupamos em entregar conteúdo onde as pessoas estiverem" – Cristiano Lima, Head de Conteúdo da Disney no Brasil

Oferta de conteúdo

Os assinantes do Star+ podem desfrutar de novos conteúdos originais criados na América Latina ao lado dos maiores talentos da região, tanto na frente quanto por trás das câmeras. As novas histórias, que serão lançadas gradativamente, abordam temas relacionados às cultura popular latino-americana, em formatos de ficção e não ficção, e por meio dos mais diversos gêneros: drama, com títulos como "Santa Evita", "Não foi minha culpa" e a nova temporada de "Impuros"; comédia, com séries como "El Galán. La TV Cambió, él no" e "Los Protectores"; comédia dramática, com produções como "Terapia alternativa" e "El encargado"; thriller, com títulos como "Insânia" e "Horário estelar"; biografias, com séries como "Ringo" e "Pancho Villa. El Centauro del Norte"; e docu-reality, através de produções como a nova temporada da consagrada série documental "Bios: Vidas que Marcaram a Sua".

Além disso, a plataforma conta com novas produções originais internacionais exclusivas do Star+. Alguns dos mais esperados títulos que integram o serviço são a série de comédia e mistério "Only Murders in the Building", estrelada por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez; "Love, Victor"; "Big Sky" e "A Teacher". Também estão disponíveis as séries originais de sucesso mundial, como todas as temporadas de "This Is Us" e "The Walking Dead", incluindo a temporada final que estreia nesta terça, 31, com um episódio duplo. Mais à frente, o drama biográfico "Pam & Tommy", com Lily James e Sebastian Stan, e "Y: The Last Man", a nova série dramática do FX baseada na graphic novel de Brian K. Vaughn e Pia Guerra, chegarão à plataforma.

Os fãs de cinema podem ver sucessos de bilheteria de todos os gêneros como "Deadpool" e "Bohemian Rhapsody", enquanto também podem acessar lançamentos de filmes que estrearão exclusivamente no streaming por meio do Star+, como "Vacation Friends".

Por fim, em termos de animações de comédia, o catálogo inclui todas as produções da 20th Television, entre as quais está a multipremiada série "Os Simpsons", que estreia sua 32ª temporada completa e que, pela primeira vez, oferece todas as temporadas em uma mesma plataforma. A lista conta também com títulos como "Family Guy", "Futurama", "Bob's Burgers". No final de setembro, estreia "Solar Opposites", uma nova série Star Original Productions dos criadores de "Rick e Morty".

Terceira temporada da série nacional "Impuros" estreia com exclusividade no Star+

"Estamos sedentos por conteúdo e buscando cada vez mais novidades", reforçou Cristiano Lima, afirmando ainda que as portas do Star+ estão abertas para coproduções com produtoras independentes do Brasil. "Entendemos a importância da produção nacional, a evolução do conteúdo e, principalmente, a forma como as pessoas têm consumido conteúdo local ao longo do tempo. Já anunciamos um volume grande de conteúdo original local e vem muito mais por aí. No fim das contas, o conteúdo original conecta com o exclusivo, e para nós exclusividade é de extrema importância. É fundamental para a conversão de novos assinantes e para manter os antigos na plataforma. A grande maioria dos nossos conteúdos é exclusiva. Nosso mindset é a exclusividade". 

O executivo pontuou que a plataforma, bem como suas produções originais, obviamente foram impactadas pela pandemia, o que influenciou até na data de lançamento do serviço: "A Disney teve muito cuidado com as pessoas e, por isso, acabamos atrasando muitas produções. A partir do ano que vem teremos um volume incrível e variado de estreias – ficção, não ficção, animação, documentários, stand up, conteúdos cross com esportes… Um dos pilares da empresa é a produção original. Queremos valorizar a cultura e a comunidade criativa porque sabemos o quanto isso é relevante. Por isso o volume de novos conteúdos que a gente entrega já é e sempre será muito grande". 

Outras estratégias 

Lima explicou que existem algumas estratégias de lançamentos combinadas entre TV e streaming, especialmente do lado do entretenimento. "Mas vamos entender o consumo primeiro. Quando você coloca um conteúdo na TV, precisa fazer com que as pessoas o assistam ali para, depois, jogá-las para a plataforma. Estamos fazendo estudos em cima disso. Mas enxergamos os canais como ferramentas fundamentais de marketing na nossa estratégia. Eles são pontos de contato o tempo inteiro". 

Disney+ e Star+ podem ser assinados em combo promocional

Funcionalidades 

Os assinantes podem assistir ao Star+ em uma grande variedade de dispositivos compatíveis, móveis e de TV conectados à Internet, desfrutando de conteúdo de alta qualidade em até quatro dispositivos simultaneamente. Além disso, será possível fazer 25 downloads simultâneos em até dez dispositivos, obter recomendações personalizadas e configurar até sete perfis diferentes, incluindo a opção de controle parental bloqueado via PIN. 

Durante um evento virtual de apresentação do Star+ para a imprensa latino-americana, Marcos Amadeo, Head of Digital Products and Operations – The Walt Disney Company Latin America, deu mais detalhes sobre as funcionalidades e aparência da plataforma. "A tela de início será dinâmica e interativa, exibindo os conteúdos mais populares. Abaixo, teremos seções como 'Recomendados para você', 'Continue Assistindo', 'Favoritos do Star+', 'Sucessos de bilheteria', 'Originais', 'ESPN' e 'Super Coleções", entre outras divisões", adiantou. "Em relação aos esportes, o diferencial será a possibilidade de seguir suas equipes favoritas e, assim, ser sempre avisado das próximas atrações em que ela estará, como jogos e campeonatos", completou. 

Para quem utiliza também o serviço Disney+, as credenciais de acesso – login e senha – serão as mesmas para ambos os serviços. 

Preços 

O Star+ está disponível como uma assinatura mensal direta a um preço final de R$ 32,90, bem como um valor de assinatura anual preferencial final de R$ 329,00. Há a opção ainda do Combo+, oferta permanente que permite acesso ao Star+ e Disney+, plataformas independentes entre si, a um preço único de R$ 45,90 por mês – que representa uma economia de 25% em comparação com a soma do preço atual da assinatura dos dois serviços separadamente. O preço e a moeda podem variar se os serviços forem adquiridos por meio de plataforma de terceiros na região. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito e, em territórios como Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia, também via Mercado Pago. 

Aqueles que já possuem uma assinatura anual do Disney+ poderão contratar a assinatura mental do Combo+ através do site. Se escolher esta oferta comercial, o valor que representa um mês de assinatura do Disney+ será deduzido da fatura do Combo+ pelo período da anuidade já paga. 

Entre os destaques de parceiros para assinaturas, vale destacar que, a partir de agora, o Nível 6 do Mercado Livre dá direito aos dois serviços da Disney gratuitamente.

Também durante o evento virtual de apresentação do serviço para a imprensa, Hernán Estrada, general manager da The Walt Disney Company do Brasil, declarou: "A Disney é sinônimo de criatividade e inovação. Nossa arte de contar histórias resistiu ao tempo. E é com essa grande tradição em mente que a Disney busca honrar sua excelência criativa, abarcando a evolução tecnológica que, hoje, nos ajuda a contar nossas histórias. Vamos celebrar esse legado na América Latina com a chegada do Star+". 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui