Thiago Augusto, do canal "Imaginago", sobre teorias das animações, critica a falta de divulgação do gênero no país

Thiago Augusto é o criador do canal do YouTube "Imaginago", sobre as teorias por trás dos filmes de animação. Hoje, ele tem um milhão de inscritos no seu canal e mais de 2,4 milhões de views no vídeo mais visto. Recentemente, lançou seu primeiro livro, "O Incrível Mundo das Animações", em parceria com a Amazon.

Fã de animações desde criança, Thiago sempre desenvolveu teorias e teve uma atenção especial aos detalhes dos filmes. A ideia do canal veio porque ele, nascido em uma cidade pequena, queria encontrar uma maneira de levar suas ideias a um público maior. E, ao perceber que não existia nenhum canal especializado no tema no Brasi, resolveu arriscar.

Suas teorias, na maioria das vezes, são baseadas em livros. "Costumo pegar livros que não são muito divulgados e que contam histórias que vão além das que conhecemos.", explica. "Mas existem teorias que são criadas do zero por mim, sim. A maioria surge quando assisto um filme à toa e percebo que ele pode estar conectado com outro filme de animação da mesma empresa. Daí é exercitar a criatividade para tentar vincular as duas ou mais histórias.", detalha.

Sobre seu livro de estreia, "O Incrível Mundo das Animações", Thiago conta que a iniciativa veio da editora, a Universo dos Livros, mas o projeto logo chamou sua atenção: "Pensei nele como uma forma de estender o conteúdo do canal, como se fosse uma maneira das pessoas terem os meus vídeos de forma física em casa. Mas eu também não queria repetir conteúdo, então reuni os 30 filmes da Disney que mais marcaram a minha vida e expliquei o que aprendi com cada um deles". No livro, ele garante que tentou manter a sua filosofia principal, que é a de que animação nunca foi e nunca será um filme exclusivo para as crianças – existem muitas camadas que podem ser exploradas.

A ideia já era comercializar o livro pela Amazon mas, devido à demanda da pré-venda, que foi surpreendentemente positiva, foi feita uma parceria entre o canal e a plataforma – quem comprou o livro por meio da Amazon, teve a chance de recebê-lo autografado em casa. Ao todo, foram 300 exemplares autografados pelo autor.

Hoje, o dono do Imaginago defende a qualidade das animações brasileiras – "acho que o Brasil tem uma criatividade muito boa para contar histórias" – mas acha que o problema de distribuição e divulgação desses filmes os afeta negativamente. "Acho que é só isso que falta para mostrarmos nosso potencial. Um grande exemplo pra mim é 'Irmão do Jorel'. É um dos desenhos mais incríveis que já assisti e é 100% nacional.", afirma. Apesar disso, ele diz desconhecer ainda um padrão nas animações nacionais. "Acho que estamos criando a nossa identidade ainda.", explica.

Por fim, sobre seu caminho dentro desse universo, Thiago não descarta a possibilidade de se aventurar dentro das produtoras: "Ainda tenho um sonho de contar a minha própria história em uma animação. Uma história original, criada por mim.".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui