Sessão Vitrine Petrobras lançará "A Hora da Estrela" nos cinemas em cópias digitalizadas 

(Foto: Divulgação)

Depois de digitalizar e lançar "Durval Discos", de Anna Muylaert, a Sessão Vitrine Petrobras fará a digitalização e o lançamento do clássico do cinema nacional "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral – filme que, em 1985, foi agraciado com o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim para a paraibana Marcélia Cartaxo. O longa estreia em 16 de maio nos cinemas. A digitalização da obra está acontecendo neste momento, no Rio de Janeiro, aos cuidados de Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto. 

Na trama, baseada em um dos livros mais vendidos e cultuados de Clarice Lispector, Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso diferente do que a espera.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) nomeou o título como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Além do prêmio no Festival de Berlim, "A Hora da Estrela" foi o grande vencedor do Festival de Brasília de 1985, levando as categorias Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Atriz e Melhor Ator. Depois de toda sua trajetória de sucesso, foi escolhido pela Embrafilme para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui