Mostra de Cinema Árabe Feminino tem início no CCBB do Rio de Janeiro

Entre os dias 07 e 25 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebe a Mostra de Cinema Árabe Feminino. O objetivo do evento é retratar a diversidade do cinema árabe por meio de uma seleção de mais de 30 obras dirigidas por mulheres – o longa de abertura é o inédito "Os Afortunados", da premiada diretora argelina Sofia Djama, que estará no Brasil especialmente por conta da mostra.

Além da programação de filmes que trazem em suas histórias questões políticas e sociais, o evento terá ainda debates, mesas redondas e uma masterclass de roteiro com Sofia Djama. São 13 longas-metragens, sendo oito inéditos, e 24 curtas, somando 37 produções de mais de 10 países: Arábia Saudita, Argélia, Egito, Iêmen, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Qatar, Síria e Tunísia. Entre os destaques, estão "Uma Substância Mágica Flui em Mim" ("A Magical Substance Flows Into Me"), dirigido pela palestina Jumana Manna; "Além da Sombra" ("Upon the Shadow"), da diretora Nada Mezni Hafaiedh, vencedor do Tanit de Bronze no Festival Internacional de Carthage e exibido no festival Queer Lisboa; e "Campos da Liberdade" ("Freedom Fields"), filme líbio dirigido por Naziha Arebi que teve estreia mundial no Festival de Toronto e foi exibido no Festival de Londres e no IDFA.

A curadoria da Mostra é assinada por Ana França e Analu Bambirra enquanto o projeto é uma realização da Partisane Filmes, patrocinada pelo Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com entrada franca para todas as sessões. A programação completa pode ser acessada pelo site do CCBB ou ainda pelas redes sociais da Mostra, como Instagram e Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui