8ª Mostra Ecofalante de Cinema divulga programação

A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema divulgou nesta terça-feira, 21 de maio, a programação oficial. O evento audiovisual dedicado ao tema socioambiental terá um total de 132 filmes, de 32 países, em sessões gratuitas e abertas ao público. Entre os endereços que ele ocupará, está a Reserva Cultural, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cidade Tiradentes, Roberto Santos, 15 unidades dos CEUs, além do Sesc Campo Limpo, seis Fábricas de Cultura, seis Casas de Cultura e três Centros Culturais da Prefeitura.

Entre os destaques da programação, está um ciclo sobre as utopias e o cinema militante pós-68, com obras assinadas por grandes diretores como como a franco-belga Agnès Varda, o italiano Michelangelo Antonioni, o francês Chris Marker, os norte-americanos Frederick Wiseman e Robert Kramer e o brasileiro Glauber Rocha, entre outros. Haverá ainda uma homenagem ao diretor brasileiro Silvio Tendler, com première de seu novo filme, "Fio da Meada"; o Panorama Internacional Contemporâneo, com longas premiados em festivais do mundo inteiro; a Sessão Infantil e o 2º Seminário de Cinema e Educação. Os novos programas Mostra Brasil Manifesto e Realidade Virtual completam a agenda.

Na abertura, será exibido o inédito no Brasil "Bem-vindos a Sodoma", de 2018, que retrata o maior lixão de eletrônicos do mundo. Dirigido por Florian Weigensamer e Christian Krönes, o longa é uma coprodução da Áustria e Gana e foi premiado no Festival de Zurique.

A Competição Latino-Americana deste ano traz um total de 24 produções, com obras vindas da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela. No júri, estão os cineastas Tadeu Jungle e Lina Chamie, além do crítico Heitor Augusto. Já o Concurso Curta Ecofalante reúne 13 títulos, com trabalhos produzidos em Alagoas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.

A Mostra Ecofalante de Cinema é uma apresentação do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – e da Ecofalante Ela é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC). Tem patrocínio do Mercado Livre, apoio da White Martins e da Kimberly-Clark e parceria do Sesc. É uma produção da Doc & Outras Coisas, co-produção da Química Cultural, correalização da Embaixada da França no Brasil, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Instituto Francês do Brasil, do Centro Cultural Banco do Brasil, da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A realização é da Ecofalante, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui