A Endemol Shine Brasil é produtora de formatos de ficção e não ficção, tais como “Casamento às Cegas”, “MasterChef Brasil”, “The Masked Singer Brasil”, entre outros. A empresa, que é parte da Banijay, também trabalha com branded content. Em 2023, o time de Digital, liderado por Izabela Ianelli, e o de Branded Content, comandado por Mare Leal, encontraram na união dos dois modelos de negócios a combinação ideal para a criação de estratégias, desenvolvimento e produção de conteúdo para marcas a partir de diferentes demandas. “Fazemos uso do que a Endemol tem de melhor – a expertise em produção – e aplicamos isso em nossos modelos de entretenimento de marca”, diz Ianelli. “Conciliamos a excelência em produção e criação e trazemos o diferencial do Digital e do Branded, que são velocidade – tanto em criação, desenvolvimento, produção e entrega – quanto de budget adequado para o que o mercado procura e precisa”, acrescenta.
A Endemol Shine Brasil foi responsável por alguns cases de Branded Content como “Ilhados com Beats”, de Anitta com a Beats, produzido pela Endemol, que atingiu 1,3 milhão de novos seguidores para o perfil da marca; criação e produção de três temporadas de “Cabelo Pantene”, para a marca Pantene, reality que contou com a apresentação de Hugo Gloss e Maísa ao longo das temporadas; Stella Artois, com o projeto “Fora da Rota”, apresentado pelo chef Alex Atala; e o lançamento da Samsung que contou com um reality gravado em parte com o celular da marca, chamado “Let’s Dance”, entre outros.
Foi percebendo como os projetos transitam entre a TV linear e o digital que Mare Leal e Izabela Ianelli passaram a oferecer um pacote que contemple ações na internet, principalmente nas redes sociais: “Temos uma ampla gama de possibilidades a serem exploradas. Em 2023, realizamos 11 séries com oito grandes marcas do mercado, junto ao nosso parceiro, Kwai, alinhando conteúdo de marca com ações digitais. A partir deste ano, nossa intenção é ampliar ainda mais o trabalho nesta frente de negócio, para os mais variados clientes, e reforçar que a Endemol Shine Brasil pode também oferecer diferentes estratégias de conteúdos digitais para as marcas e agências”, explica Mare Leal.
Propriedade intelectual
O setor de Digital da Endemol Shine Brasil também é o responsável por cuidar da propriedade intelectual da empresa de forma LATAM. Isso consiste em receber cópias de todas as emissoras que já exibiram projetos – como “MasterChef”, por exemplo. A partir disso, são criadas estratégias digitais para canais verticais de conteúdo, como explorar a pós-produção com inteligência de análise de dados. Atualmente, a equipe cuida de 61 canais ativos, inativos e com outros broadcasts.