Em 2021, o Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul completa um quarto de século. São 25 anos consecutivos colocando a Capital Catarinense no calendário internacional de Festivais e transformando a cidade também em Capital do Cinema.
O designer gráfico Rogério Otto assina a identidade do Festival há mais de dez anos e, em 2021, trouxe uma proposta para as comemorações dos 25 anos do FAM com a ideia de renovar e dar nova forma para a marca do Festival. "A partir de 2012 a adoção da Bernunça, personagem antropofágico folclórico da cidade, foi incorporada ao cânone icônico do FAM de forma estilizada. Sua cabeça de claquete invertida e olho de lente seguida da cauda RGB, depois transformada em uma película em movimento, veio evoluindo até 2020 de forma linear", explica o designer em nota.
A Bernunça passou a ilustrar os troféus dos vencedores do Festival até que acabou ela mesma, ainda mais estilizada, virando o troféu em 2019. "É a partir daí que a marca do FAM para uma nova década evolui mais uma vez. Um símbolo do crescimento e amadurecimento do próprio FAM como parte do calendário cultural permanente latino-americano, brasileiro e catarinense", completa.
A nova identidade do FAM é um ícone que representa a modernidade das novas tecnologias e a tradição resistente da sétima arte. Uma representação que valoriza os realizadores em todas as áreas do audiovisual. Um ícone que olha pro futuro, pra cima ao mesmo tempo que tem a pretensão de ser também um farol que aponta direções.
Para comemorar a 25ª edição do FAM a nova marca renova: tanto em perspectivas quanto em esperanças e dá boas-vindas ao cinema da nova década.
Este ano, o FAM será realizado de 23 a 29 de setembro, com novidades.