Cinema do Brasil participará de Cannes 2024 com estande e delegação 

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz (Foto: Divulgação)

Criado e gerido pelo SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Cinema do Brasil é o Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional que tem como objetivos incentivar a participação de produtores e distribuidores brasileiros nos mercados internacionais, estimular o networking e promover os filmes brasileiros nos festivais internacionais. O programa conta hoje com 94 empresas associadas, entre produtoras, distribuidores e festivais. 

Na Mostra de Cannes deste ano, o Cinema do Brasil apoiará a produção nacional com três títulos brasileiros nas mostras oficiais, além da participação no mercado de filmes. "Motel Destino", de Karim Aïnouz, produzido pela Gullane, participa da competição principal do evento e concorre à Palma de Ouro. O longa se passa num Brasil pós-pandemia e foi todo filmado no Ceará.

O segundo título é "Baby", de Marcelo Caetano, produzido pela Cup Filmes, que foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival. O filme tem como protagonista um jovem que acaba de sair de uma instituição carcerária para menores de idade. Morando na rua, ele conhece um homem com quem começa um caso romântico turbulento.

O terceiro destaque é o curta "Amarela", de André Hayato Saito, produzido pela MyMama Entertainment, que concorre à Palma de Ouro. O filme acompanha Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa e está ansiosa para comemorar um título mundial de futebol pelo Brasil em 1998.

Além dos filmes, o Cinema do Brasil participará do Marché du Film com um estande. O espaço é utilizado pela equipe e pelos associados para reuniões de negócios e promoção de eventos de networking. A equipe do Cinema do Brasil organiza uma agenda de eventos durante o Marché du Film que inclui encontros de coprodução, conversas com Fundos e festivais internacionais.

A participação em Cannes conta com a parceria do Programa de Apoio à internacionalização da economia criativa do Estado São Paulo (CreativeSP), da Spcine e da Rio Filme. Além de uma delegação de cerca de 50 empresas, entre produtoras, distribuidoras e festivais e mais de 60 profissionais. Para preparar melhor os produtores para o mercado, uma consultora internacional oferece uma capacitação sobre o evento. 

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