SulAmérica divulga relatório anual em forma de websérie

A SulAmérica buscou uma nova forma de divulgar o relatório anual de 2015. A companhia, que já investia em ações de conteúdo, encomendou uma websérie à produtora Oficina Produções. "A Oficina tem foco em branded content. Já produzimos muito para web e televisão. Mas esse caso é diferente do que estamos acostumados a fazer. A Sulamércia inovou, com a Oficina, ao colocar conteúdo interessante e pertinente em um material corporativo", explica Cassiano Zuppo, sócio e diretor da Oficina Produções.

Na trama, os estagiários Pedro e Mari, vividos por atores, interagem constantemente com executivos da empresa para levantar as principais informações sobre o desempenho da companhia no ano.

"Notadamente o uso de branded content é uma tendência. Cada vez mais as marcas e as empresas buscam formas de tornar a interação interessante. Nesse caso, a SulAmérica tinha como objetivo atingir vários públicos. Os targets primários eram acionistas, investidores, fornecedores e parceiros comerciais. Mas o briefing abrangia os até consumidores", conta Zuppo.

Criada e produzida pela Oficina Produções, a websérie em quatro episódios, disponível no www.sulamerica.com.br/relatorioanual, foi gravada na recém-inaugurada sede da companhia em São Paulo, na Rua dos Pinheiros. Cada episódio tem cerca de 5 minutos de duração. As cenas são permeadas por um humor leve e mesclam a interpretação dos atores (ficcional) com o relato dos executivos (real). As interações entre eles trazem dados do desempenho econômico-financeiro e socioambiental da companhia com clareza e objetividade. "A dificuldade era criar um enredo interessante para todos os públicos. O humor foi o caminho", explica o diretor da Oficina.

"O conteúdo da websérie é um complemento. O importante é que a SulAmérica queria apresentar os dados consolidados do ano de maneira diferenciada, trazendo outras facetas da companhia, que mostram o estilo e os valores da empresa", conta Cassiano Zuppo, da Oficina Produções
"O conteúdo da websérie é um complemento. O importante é que a SulAmérica queria apresentar os dados consolidados do ano de maneira diferenciada, trazendo outras facetas da companhia, que mostram o estilo e os valores da empresa", conta Cassiano Zuppo, da Oficina Produções

Investidores e analistas de mercado já estão acostumados a lidar com as informações de uma forma mais sisuda, com as planilhas de Excel. É claro que o conteúdo dos vídeo não chega com a pretensão de substituir essa forma de divulgação dos dados das companhias abertas em bolsa. "No nosso ponto de vista, o conteúdo da websérie é um complemento. O importante é que a SulAmérica queria apresentar os dados consolidados do ano de maneira diferenciada, trazendo outras facetas da companhia, que mostram o estilo e os valores da empresa", completa Zuppo.

Para criar uma atmosfera de expectativa e direcionar o público para o hotsite e para o canal da companhia no YouTube, a SulAmérica lançou uma campanha que incluiu o lançamento de um trailer e de teasers. Os principais públicos de interesse da companhia foram impactados com conteúdo nas redes sociais e até pelo WhatsApp.

Veja o primeiro episódio da websérie:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=h0QIJlVuPPw?rel=0&controls=0&showinfo=0&w=480&h=270]

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