Serviço fecha abril com 11,76 milhões de clientes do serviço pago

A base total de TV por assinatura no Brasil foi de 13,23 milhões de assinantes no final de abril deste ano, de acordo com dados da Anatel. Considerando apenas os clientes da base do serviço pago, são 11,76 milhões. O valor representa um churn de aproximadamente 1,5 milhão de assinantes do serviço pago em relação a abril do ano passado, sendo quase metade deles (734,46 mil) apenas nos quatro primeiros meses de 2023.

A tendência de queda na base do serviço por fibra, que vinha crescendo até o final de janeiro deste ano, se manteve em abril, ainda que bem menos acentuada do que a queda nas outras plataformas de distribuição. 10,8 mil assinantes do serviço pago foram perdidos nas plataformas de fibra apenas no mês de abril.

Crescimento no streaming

Vale lembrar, os dados da Anatel contemplam apenas a base de assinantes do Serviço de Acesso Condicionado, o SeAC. Os prestadores de serviço não informam a Anatel sobre as bases dos produtos de TV por assinatura por streaming, considerados Serviços de Valor Adicionado, ou SVA. A maior operadora do país, a Claro, informou no último Brasil Streaming 2023, em maio, que seus dois produtos OTT de vídeo, um baseado numa caixa e outro apenas por aplicativo, já representam 73% das vendas de produtos de TV. A expectativa é fechar 2023 com uma base de 1 milhão de clientes nos dois serviços de SVA. Conforme apurou TELA VIVA ainda há um gap entre o churn do serviço tradicional e as adições no serviço digital. A perda de base mensal no SeAC supera as vendas com o Claro TV+ em cerca 30 mil assinantes. Segundo Falcão, estes números devem estar invertidos em até um ano.

Ranking

A Claro segue na liderança do serviço de TV no Brasil com 41,6% da base total, seguida da Sky, com 32,3%; Oi, com 15,1%; e Vivo com 7,5%. A Vrio, empresa dona da Sky no Brasil, também conta com um dos mais relevantes serviços de TV por assinatura SVA, o DGO.

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