Discovery estuda valores que orientam homem latino-americano contemporâneo

O grupo Discovery, em parceria com Jo Mc Ilvenna, de Londres, divulgou um estudo que revela os valores que orientam o homem contemporâneo e as consequências práticas da nova mentalidade masculina na América Latina. Intitulado Pulso: Sentindo as Transformações do Novo Homem Latino-Americano, o estudo conclui que, em um mundo de mudanças rápidas e opções ilimitadas, a capacidade de adaptação, que por sua vez implica em liberdade de escolha e repertório variado, é crucial para o sucesso do homem.

O trabalho, conduzido no final de 2013 e início de 2014 e a análise foi feita a partir dos resultados de grupos de pesquisa qualitativos e questionários quantitativos, respondidos por mais de 5 mil homens de 18 a 50 anos, moradores de quatro países da América Latina: Argentina, Brasil, Colômbia e México. O estudo aponta dados consolidados da região e decupados por país. Só o Brasil participou com mais de 1,25 mil homens.

Em geral, os brasileiros apresentam índices superiores de adesão às tendências identificadas, o que os posiciona como os principais agentes da transição entre arquétipos relacionados à masculinidade. Por exemplo, 78% dos brasileiros acreditam ter mais liberdade para escolher aquilo que querem ser, comparando-se a seus próprios pais; no resultado da América Latina, a concordância é de 71%.

A liberdade de escolha aparece como elemento recorrente nas respostas. O homem contemporâneo aproveita os benefícios proporcionados pela variedade infinita de opções, ao mesmo tempo em que é confrontado pela instabilidade: ele não reconhece a necessidade de enquadramento aos padrões das gerações anteriores e os considera limitados, mas tem receio de permanecer "à deriva". Neste cenário, o empreendedorismo desponta como uma opção que concilia demandas e deveres: 74% dos brasileiros gostariam de ser seus próprios chefes.

O estudo também identificou mudança radical nos ideais de sucesso – 66% dos brasileiros dão maior valor à criatividade do que ao sucesso material. Isso significa que a figura do executivo poderoso cede lugar a homens que souberam realizar plenamente seu potencial.

Segundo a programadora, o canal Discovery aparece como uma fonte confiável, um painel de referências, o local onde eles encontram modelos que os auxiliam a construir repertório por meio de entretenimento acessível nas áreas que mais lhes interessam: ciência (65% dos brasileiros manifestam preferir este gênero de programação), sobrevivência e aventura (68% dos brasileiros) e natureza selvagem (68% dos brasileiros).

Entre os ideais representados por esses modelos e a realidade moderna está o homem atual, claramente situado em uma faixa de transição. Depois da ruptura com os padrões que orientaram seus pais e antepassados, os homens de hoje não se limitam a categorias pré-estabelecidas, entretanto, não estão totalmente desligados dos valores que eles mesmos reconhecem como ultrapassados. Um exemplo disso: 85% dos brasileiros admitem a igualdade entre os gêneros, mas apenas 56% se sentiriam confortáveis se tivessem uma mulher como chefe – no resultado consolidado da América Latina o índice de concordância cai para 46%.

À medida em que o estudo aborda os âmbitos familiares e individuais, a transformação é mais nítida, sinalizando que o movimento de mudança parte do homem e se estende a funções sociais. Hoje eles enxergam a família de uma maneira ampla, que supera em muito a perspectiva do provedor. As atividades cotidianas, tais como cuidar das crianças (70% dos brasileiros dividem esta tarefa com suas parceiras) e planejar atividades sociais (79% o fazem junto com suas esposas), são cada vez mais compartilhadas.

Na esfera íntima, a mudança é ainda mais pronunciada. Para eles, o bem-estar está desvinculado dos rótulos modernos – independência financeira continua importante, mas ela não significa sucesso ou felicidade. 86% dos brasileiros cuidam da aparência e a maioria dos entrevistados prioriza a capacidade de ouvir e negociar em relação à necessidade de demonstrar poder. Ao prestar mais atenção a suas próprias demandas, eles estabelecem que aprendizado, cuidado com a saúde e inteligência emocional são os novos elementos da fórmula da felicidade. A propósito, 74% dos entrevistados em todos os países se consideram muito felizes.

Cada vez mais consciente sobre si mesmo, seus desejos e ideais, o homem atual valoriza a autenticidade – o estudo pontua que não há a renúncia da masculinidade, mas sim a afirmação completa de novos papeis, que ultrapassam estereótipos e a necessidade de provar-se ao mundo. Ser homem significa ser leal a si mesmo e reagir às mudanças e desafios com fluidez.

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