A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegou à sua terceira edição em 2014 e exibiu em março filmes internacionais e brasileiros sobres questões socioambientais premiados em grandes festivais. A partir de 18 de outubro, 28 desses filmes vão compor a Itinerância da mostra, que vai percorrer 8 unidades do Sesc na capital e 16 cidades do interior de São Paulo, com sessões gratuitas e debates com especialistas e cineastas.
Dentre os destaques da programação, estão “A Escala Humana” (Dinamarca), de Andreas M. Dalsgaard; “Blackfish – Fúria Animal” (EUA), dirigido por Gabriela Cowperthwaite; “Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?” (Reino Unido), de Candida Brady; “A Crise Global da Água” (EUA), de Jessica Yu; “A Síndrome de Veneza” (Itália), de Andreas Pichler;
“Metamorphosen” (Alemanha), de Sebastian Mez; e os vencedores da mostra Competitiva Latino-Americana: “Deserto Verde” (Argentina), de Ulises de la Orden; e “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de aniel Augusto e Eduardo Rajabally.
A mostra itinerante vai contemplar também uma programação de filmes infantis, sessões especiais para escolas e um circuito universitário e a realização de 18 debates. Os filmes serão exibidos em unidades do Sesc, salas de cinema, centros culturais, universidades, escolas e espaços públicos nas cidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Bragança Paulista,Campinas, Catanduva, Cubatão, Itu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Santos e Taubaté.
Em Bragança Paulista, Santos, Sorocaba e Cubatão, a Mostra Ecofalante vai promover um programa de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos sobre o uso de filmes como material didático e atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos. As aulas e orientações técnicas serão ministradas pelos professores e especialistas Claudio Aguiar Almeida e Gina Rizpah Besen.