Rio de Janeiro recebe a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Humor

No mês de dezembro, entre os dias 7 e 16, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro será palco da 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Humor – FINTCH, com uma mostra competitiva gratuita de longas e curtas-metragens, totalizando 64 produções de 18 países. O festival conta ainda com uma palestra sobre a comédia no cinema brasileiro e com uma sessão especial com curtas-metragens nacionais para deficientes visuais e auditivos.

O FINTCH proporcionará ao público a oportunidade de conferir um "cardápio" variado, observando a comédia em todas as suas variantes: comédia romântica, comédia de ação, comédia dramática e comédia de humor ácido, entre outras, além de oferecer a realizadores independentes do Brasil e do exterior um espaço para que, por meio da comicidade, tragam ao conhecimento do público brasileiro suas reflexões relativas ao mundo contemporâneo.

Sessão de abertura 

Na sessão de abertura do FINTCH será prestada uma homenagem a Buster Keaton, um dos maiores nomes do humor de todos os tempos. No programa, serão exibidos os curtas-metragens "Day Dreams" (1922) e "O Aeronauta" (1923). Aos moldes das sessões de cinema da década de 1920, os filmes serão exibidos com acompanhamento ao piano.

Mostra Competitiva 

Três longas-metragens inéditos estarão em destaque na programação: "The Inglorious Serfs", que será exibido no dia 11 de dezembro, é uma produção ucraniana, de 2020, dirigida por Roman Perfilyev. Com ares de sátira tarantinesca, o filme é uma comédia de ação que traz cowboys, samurais e senhores feudais numa mistura regada a uma boa dose de crítica social.

No dia 15, será a vez da produção argentina "El Cuento del Tío". Dirigida por Ignacio Guggiari, esta comédia dramática lançada em 2021 sustenta seu discurso na irreverência para mostrar a confusão estabelecida em uma família que ao tentar abocanhar a herança de um tio morto acidentalmente.

E, fechando o FINTCH, no dia 16 será exibida a produção russa "Shameless". O filme, de 2021, marca a estreia do ator Nikita Vladimirov na direção de longa-metragem e conta as trapalhadas de uma dupla de senhoras envolvida com um grupo de criminosos que exploram a prostituição. 

Dentre os curtas-metragens, sete produções nacionais estarão na programação, duas delas trazem no elenco nomes conhecidos do público. É o caso de "Ela Que Mora no Andar de Cima" (2020), de Amarildo Martins, com Marcélia Cartaxo (foto), e "À Espera do Chock" (2020), de Rogerio Boo e Jorge Lepesteur, com Grace Gianoukas e Edgard Scandurra. "Atitude Suspeita" (2020), de Pietro Sargentelli; "Diagnóstico" (2022), de Gabriela Camargo; "Estática" (2022), de Gabriela Queiroz; "Os Antissociais" (2021), de Gabriel Silva; e "Tarja Preta" (2021), de Nícolas Sanches Martins, completam a lista de participantes nacionais.

Quanto aos estrangeiros, a Espanha é o país com maior número de participantes com 24 curtas-metragens, seguido pela França, com oito produções. Além dos curtas brasileiros, outras duas produções argentinas marcarão presença como representantes da América do Sul: "No Hay Comida En Un Funeral" (2021), de Pablo Biott, e "In English, Please!" (2021), de Carolina Hernández.

O festival vai premiar os vencedores em três categorias: Melhor Longa Metragem; Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta Estrangeiro. A escolha será feita por um júri especializado formado por formandos em Cinema, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os vencedores levam para casa um troféu do festival.

A lista completa dos filmes selecionados pode ser conferida no site do evento. 

Palestra 

"A Comédia no Cinema Brasileiro" será o tema da palestra a ser ministrada por Fabio Velozzo, coordenador de pesquisa e documentação da Cinemateca do MAM-Rio. Dentre os assuntos a serem abordados, será dado destaque à comédia na passagem para o sonoro; a tentativa do cinema de estúdios; os movimentos e filões do cinema brasileiro; os ídolos do riso no cinema nacional: Oscarito, Grande Otelo, Ankito, Mazzaropi e Trapalhões; e, na atualidade, as comédias inspiradas em sucessos televisivos. A palestra acontecerá no dia 15, às 15h, no auditório da Cinemateca do MAM-Rio.

Inclusão 

Deficientes visuais e deficientes auditivos terão a oportunidade de conhecer de perto as produções nacionais selecionadas para o Festival. No dia 8, às 15h, os filmes serão exibidos com recursos de acessibilidade. A instituições que desenvolvem trabalho com este público específico será ofertado transporte gratuito (vagas limitadas) garantindo a inclusão e a democratização do acesso às atividades do evento.

O FINTCH – Festival Internacional de Cinema de Humor conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ2, e do apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui