Cartoon Network e Copa Studio celebram parceria na quarta temporada de "Irmão do Jorel"

No final de janeiro, o Cartoon Network estreou novos episódios da quarta temporada de "Irmão do Jorel", coprodução do canal com o Copa Studio. Foram lançados 13 inéditos e, ainda, quatro novos curtas. E no dia 26 do mesmo mês, foi ao ar o centésimo episódio. A partir desta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, os programas começam a ser reexibidos pelo canal semanalmente – sempre às quartas, às 19h45. Além disso, todos os episódios inéditos, bem como as temporadas anteriores, já estão disponíveis na plataforma de streaming HBO Max. 

Sucesso na TV desde a sua estreia em 2014 e indicada ao prêmio de melhor animação infantil pelo Emmy Kids, "Irmão do Jorel" é uma coprodução do Copa Studio e do Cartoon Network que conta história do menino de oito anos que vive com sua excêntrica família à sombra de Jorel, seu irmão mais velho. Com ajuda de sua melhor amiga Lara, Irmão do Jorel enfrenta os primeiros obstáculos da vida, sempre fazendo de tudo para não ser ofuscado pela popularidade de seu irmão. A produção aclamada pela crítica e pelo público está atualmente em exibição na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, Costa Rica, Guatemala e Panamá. 

"Lançar uma quarta temporada – incluindo o centésimo episódio – dessa produção é um verdadeiro marco. Já seria um marco tratando-se de uma produção de linguagem live action, mas na animação é um feito maior ainda. Especialmente dentro do contexto do nosso país, que envolve tantas outras questões", afirmou Marina Filipe, gerente sênior de produção original do Cartoon Network, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

"Irmão do Jorel" é um exemplo de parceria bem-sucedida entre canal e produtora. Nesse sentido, Filipe comenta: "O posicionamento do Cartoon é sempre de total parceria com os criadores e produtores. Acreditamos que só via modelos de parceria conseguimos criar conteúdos que sejam relevantes para o público. Para nós, quanto mais colaboração, melhor. Além disso, o Cartoon considera de extrema importância a produção original em sua programação – é algo que vai além de cotas ou de qualquer legislação. São duas coisas que, juntas, fazem com que a gente flua bem com o trabalho". 

Zé Brandão, co-fundador e diretor criativo do Copa Studio, complementa: "Minha experiência de produzir com o Cartoon é a melhor possível. É um nível muito bom de parceria, de olhar no olho, de igual pra igual. O canal mantém um respeito enorme com a autoria, sempre coloca a criação à frente. E é exatamente isso que eu esperava de uma instituição da qual sempre fui fã. Não é à toa que 'Irmão do Jorel' se encaixa tanto no Cartoon. Nós, da produtora, somos 'crias' do Cartoon. É um canal que sempre apostou no audiovisual independente brasileiro e saiu na frente em relação a isso. Hoje, na minha opinião, é o canal que traz a melhor seleção de animações brasileiras em sua grade". 

Case internacional 

"A minha experiência, acompanhando o mercado nos últimos anos, mostra que 'Irmão do Jorel' é uma referência não só no Brasil, mas também no restante da América Latina, como possibilidade de longevidade e qualidade, tanto visual quanto editorial", pontua a gerente do canal. "Acho que hoje a série é uma referência até para o próprio público reconhecer a qualidade da produção brasileira. É um conteúdo que dá orgulho para o brasileiro", completa. 

"Quando estreamos a primeira temporada, lá em 2014, existiam menos animações brasileiras de sucesso. Por isso no início sofremos certa resistência. Mas hoje já existem muitas produções nacionais que são a número um no coração das crianças. O desafio do preconceito é mais tranquilo do que era anos atrás", analisa Zé Brandão. 

Filipe conclui: "E é importante ressaltar que a criança não tem a referência de onde vem a animação, ela se prende ao personagem. Então, no final das contas, o conteúdo só precisa ser legal e de qualidade, e a criança vai assistir independente da nacionalidade. Quando ela entende que é uma série brasileira, cria-se um vínculo ainda maior". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui