Deputada do PSOL propõe editais para atividades culturais nas favelas e periferias do Rio de Janeiro

Deputada estadual Mônica Francisco

A deputada estadual do Rio de Janeiro Mônica Francisco (PSOL) apresentou nesta quarta-feira, 31, o PL 2206/2020, que propõe a publicação de editais para apoiar trabalhadores que de alguma forma foram financeiramente afetados pela suspensão das atividades culturais e musicais populares nas favelas, como os bailes funks, batalhas e saraus,  e periferias do Estado do Rio de Janeiro, durante a vigência do estado de emergência  ocasionado pela pandemia do coronavírus. Todo o processo de seleção e inscrição ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

O projeto diz que os editais devem ser direcionados tanto para os artista e produtores culturais, que são os trabalhadores afetados diretamente pela suspensão, quanto para os comerciantes e prestadores de serviços locais que atuam nas favelas e periferias onde são realizadas as manifestações culturais e musicais de caráter popular, que são os trabalhadores afetados indiretamente pela medida.

Os editais devem contemplar projetos de conteúdos artísticos, culturais ou profissionalizantes no formato digital, respeitando as medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), e que prioritariamente reforcem a identidade e memória local, prestigiando suas referências orais e históricas e que resgatem os saberes populares.

Francisco propõe ainda que as inscrições dos projetos sejam feitas on line e as propostas poderão ser apresentadas de maneira individual ou coletiva. Os conteúdos digitais selecionados serão divulgados nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui