Inscrições para edital Telecine de Incentivo a Cineclubes encerram nesta segunda-feira, 21 de agosto

Ação do Projetar no cineclube Subúrbio Em Transe (RJ), em novembro de 2022 (Foto: Divulgação/ Projetar)

As inscrições para o edital nacional Projetar Telecine de Incentivo a Cineclubes 2023 encerram nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, e devem ser feitas através do site oficial. Para fomentar a assiduidade de atividades cineclubistas, o projeto contemplará seis grupos do Brasil com ações de apoio à estrutura e manutenção do cineclubismo em áreas periféricas. A lista de contemplados será publicada no site em 25 de setembro e os prêmios – que incluem telão, equipamentos de projeção de imagem e som, notebook e cadeiras – serão entregues a partir de 30 dias após a divulgação do resultado.

Para a inscrição, basta acessar o site, preencher o formulário de dados e enviar um vídeo caseiro de até cinco minutos em que o candidato demonstre: intenção de atuar em territórios vulneráveis e de baixo ou nenhum acesso ao cinema; conhecimento do território onde atua ou pretende atuar; capacidade de mobilização do público local para as exibições; e plano de ação em que conste as definições de local, frequência, horários, expectativa de público, canais de divulgação e estrutura necessária para a realização das exibições, considerando o que já existe e o que ainda precisa ser adquirido. O vídeo deve estar hospedado em um link não-listado do YouTube.

Os vencedores desta primeira edição do edital Projetar se unem aos seis cineclubes inicialmente contemplados pelo projeto, expandindo a comunidade para 12 grupos que, além de receberem o Kit Legado, irão participar de workshops, rodas de conversa e eventos especiais com sessões de filmes cedidos pelo Telecine. Todos os interessados que acessarem o edital saem ganhando, já que o site disponibiliza dois cursos online gratuitos na área: Formação Cineclubista, com Adriana Gomes do CineMotriz, de Brasília, e Estratégia de Mídia Social, com Thiago Dutra, Coordenador de Redes Sociais no Telecine.

Criado em 2016, o Projetar é uma iniciativa social da marca Telecine e tem como foco contribuir para a democratização do acesso ao cinema. Suas ações oferecem às populações em situação de vulnerabilidade social e econômica a oportunidade de fruição cultural, engajando e fortalecendo atores sociais que fazem da sala ou espaço de exibição de filmes uma ferramenta de transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui