Ford foi o maior anunciante da TV paga em 2002

De acordo com o anuário Agências & Anunciantes, publicação que circula a partir desta semana e que lista as maiores empresas de publicidade e anunciantes do mercado brasileiro com desconto em 2002, a Ford foi o anunciante que mais investiu em TV por assinatura. A montadora, que ocupa a sexta colocação no ranking dos 30 maiores anunciantes do país, com investimento total de R$ 91 milhões em todos os veículos, gastou apenas com TV paga R$ 6,7 milhões. Em segundo lugar nos gastos com teelvisão por assinatura entre os 30 maiores anunciantes está a Embratel, que destinou R$ 3,5 milhões aos canais pagos – a incumbent de telecomunicações gastou R$ 61 milhões no ranking total, ocupando a 16ª colocação. Em seguida vêm: Fiat, com R$ 3,3 milhões gastos em TV paga (R$ 98 mi no total); Kaiser, com R$ 3 milhões (R$ 66 mi no total); e na quinta colocação, a Unilever, com R$ 2,5 milhões. A Unilever Brasil é, aliás, a líder do ranking, tendo despendido ao todo R$ 153 milhões, o que a torna a maior anunciante com desconto do País em 2002. Em 2001, o maior anunciante individual em TV por assinatura havia sido a Embratel, segundo o Projeto Inter-Meios.

Varejo de fora

Chama atenção no levantamento anual a completa ausência em TV paga do segmento que apresentou maior crescimento em publicidade no ano passado: o varejo, que injetou R$ 2,3 bi na mídia brasileira. Anunciantes como Casas Bahia, que aumentou sua verba de mídia em 61,2%, saltando da sétima colocação para o segundo lugar; e como a Lojas Marabraz (aumento de 109,2%) passando do 21º para o quinto lugar no ranking, não investiram um centavo sequer nos canais pagos. Da mesma forma, Ponto Frio e Carrefour também apresentaram crescimento, mas não investiram no segmento. O investimento do Grupo Pão de Açúcar na TV por assinatura foi irrisório.

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