"Valentina" será exibido na Premiere Brasil do Festival do Rio

Após uma bem sucedida carreira em festivais nacionais e internacionais, vencendo 15 prêmios, com destaque para o Prêmio do Público na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Melhor Longa no Mix Brasil,  "Valentina" será exibido pela primeira vez para uma plateia presencial no Brasil no dia 6 de agosto, às 15h, na Premiere Brasil do Festival do Rio. Ainda no mês de agosto, o longa estreia comercialmente nas salas de cinema brasileiras. 

O filme conta a história de Valentina (a premiada Thiessa Woinbackk), uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família enfrenta problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.

O filme junta-se a recentes trabalhos de uma nova geração de cineastas brasileiros, notáveis por inovarem as representações da sexualidade e identidade de gênero no cinema e que contribuem para mudar a narrativa dos filmes com temática trans, por meio de uma abordagem afirmativa e inspiradora. 

"Foi um longo caminho para realizar 'Valentina', pois queríamos um filme que tivesse uma linguagem cinematográfica bem pensada, mas que também conseguisse dialogar com o público", comenta o diretor Cássio Pereira dos Santos.

Elenco

"Valentina" traz como protagonista Thiessa Woinbackk, influencer digital que começa a legitimar seu espaço como atriz. Thiessa ganhou quatro prêmios de atuação por seu trabalho no filme, em festivais como Outfest Los Angeles, Mix Brasil, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema de Seattle. 

O elenco e equipe de "Valentina"foram compostos, em grande parte, por membros da comunidade LGBTQIA+. 

Produção 

O longa tem produção de Erika Pereira dos Santos e produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior.

O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, com o apoio da Secretaria do Audiovisual, do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine) e em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual. A distribuição é da Anagrama Filmes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui