Dados, dados, dados: o desafio de construir uma base de assinantes fiéis

A transmissão já foi o maior ponto de atenção das emissoras. Os canais eram transmitidos e, um ou dois dias depois (às vezes até mais), chegavam as reclamações dos telespectadores que haviam sofrido uma interrupção ou tiveram uma recepção ruim.

*Gary Hamer é vice-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios da Smartlabs.

Fenômenos atmosféricos, topologia ou interferências no sinal poderiam impactar diretamente na transmissão do sinal, e as opções de emissoras para lidar com eles eram limitadas. Levantar novas antenas era uma solução, mas era caro, consumia tempo e demandava negociação com proprietários de terra e autoridades locais.

Hoje em dia as coisas estão muito mais simples. Os sinais de satélite são mais robustos e os roteadores de conteúdo de IPTV/OTT estão se tornando mais resilientes – e capazes – à medida que os provedores de banda larga continuam atualizando sua infraestrutura, muitas vezes sem custo para eles próprios.

Amplo monitoramento da rede

Mas os provedores de serviço não estão totalmente isentos de responsabilidade. Assim como os assinantes pagam pelo conteúdo escolhido, eles serão o primeiro ponto de contato quando as taxas de bits caírem e os canais desaparecerem. Manter o controle sobre o que está acontecendo, em tempo real é, portanto, uma obrigação se quiserem identificar e retificar problemas antes que se tornem mais sérios. Uma excelente oferta de serviço é essencial para dar aos assinantes o tipo de suporte que esperam – em última análise – para reduzir a rotatividade.

É mandatório que as emissoras tenham acesso a métricas precisas e oportunas, muito mais fáceis de se obter do que eram na época da transmissão por antenas. Decodificadores de sinal de TV a cabo (STB) e aplicativos podem coletar e relatar dados ao vivo tanto da rede gerenciada (IPTV) quanto dos serviços de internet (OTT). 

Relatórios e reparos 

Já existem no mercado soluções capazes de monitorar dados dos dispositivos dos clientes e servidores simultaneamente, para contar os dois lados da história. Essa informação é mostrada no dashboard em tempo real. A perda de pacotes de IP e o potencial de instabilidade de imagens serão imediatamente óbvios e, caso sejam identificados problemas que causem dispersão, jitter, congelamento ou completa perda de imagem, ele gera e entrega um relatório personalizado ao operador.

Isso ajuda as emissoras a identificar a causa de problemas comuns com mais precisão, como taxas de flutuação de bits, e a encontrar soluções mais eficazes. Áreas de preocupação podem ser detectadas com antecedência usando algoritmos para que as correções possam ser implementadas antes dos assinantes percebam que eles precisam ou, se não for possível, pelo menos sejam avisados sobre o que está acontecendo, como será corrigido e, crucialmente, quando. Manter canais abertos de comunicação é vital para que os assinantes não se sintam abandonados. 

Coletar dados é uma coisa: usar isso para derivar insights significativos é outra bem diferente. Porém, acerte as duas metades da equação e você terá descoberto o segredo para ter uma base de assinantes fiéis.

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