Globo Filmes promove ativações para celebrar aniversário de 25 anos

“Meu Nome É Gal”, de Dandara Ferreira e Lô Politi, é um dos destaques da Globo Filmes ainda para 2023 (Foto: Stella Carvalho)

A Globo Filmes completa 25 anos. São 260 milhões de público acumulado em 500 filmes lançados, em gêneros que vão de longas de ficção e animação a documentários realizados em parceria com mais de 200 produtoras independentes – o que torna a Globo Filmes uma das maiores coprodutoras e investidoras do cinema brasileiro.

A criação da Globo Filmes foi um marco para o período que ficou conhecido como Cinema da Retomada, em que o setor audiovisual se reergueu a partir da promulgação de leis de incentivo e fomento às produções cinematográficas, após uma forte crise e estagnação nos anos 1990. O surgimento da Globo Filmes em 1998 proporcionou maior visibilidade para a produção brasileira, atraindo o público para as salas de cinema, com um modelo de negócio baseado tanto em investimento financeiro como na contribuição artística e de marketing, através do uso da potência do ecossistema da Globo na promoção de chamadas comerciais e na participação de atores e diretores em programas de entretenimento, jornalismo, podcasts e plataformas digitais da Globo.

Comemoração 

Os 25 anos da Globo Filmes serão celebrados de diversas formas. Um filme narrado pelo ator Aílton Graça vai trazer uma releitura de 25 cartazes de grandes longas-metragens que carregam o selo Globo Filmes, feita por 25 artistas de todo o Brasil. Os cartazes também serão expostos na Cinemateca Brasileira durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A comemoração dos 25 anos foi iniciada no final de setembro com uma festa realizada no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em parceria com o Canal Brasil, que também celebra 25 anos este ano. 

A Globo Filmes também vai marcar presença e terá programações em eventos importantes como Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Vibra Open Air.  

Na 25ª edição do Festival do Rio, que ocorre de 5 a 15 de outubro, a Globo Filmes estará com 15 longas-metragens indicados em diversas categorias da Première Brasil e participa, ainda, de duas mesas para debater a diversidade feminina no audiovisual, com a participação de Laís Bodanzky, Sabrina Fidalgo, Simone Oliveira e Carolina Rapp e mediação das jornalistas Renata Boldrini e Bruna Scot, e apresentar dados de pesquisa sobre os hábitos de consumo do público em relação ao cinema nacional. 

"O Auto da Compadecida" também será a atração de encerramento do Vibra Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo que acontece no Jockey Club, no Rio de Janeiro, de 4 a 22 de outubro. "Medida Provisória", "Nosso Sonho" e "Meu Nome é Gal" (foto) são os outros títulos da Globo Filmes que estão na programação nos dias 14, 20 e 21 de outubro, respectivamente. O público assistirá ainda a trechos inéditos de "Grande Sertão", de Guel Arraes, previsto para estrear em 2024.

Já a 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo contará com seis coproduções Globo Filmes. Na abertura do evento de mercado da Mostra, dia 26 de outubro, a marca apresentará a mesa sobre diversidade feminina no audiovisual, com a participação de Laís Bodanzky, Anna Muylaert, Luiza Schelling, Viviane Ferreira, Simone Oliveira e mediação de Fernanda Lomba. Ainda no dia 26, Simone participa do Fórum da Mostra, em mesa sobre formação de público conduzida pela jornalista Ana Paula Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui