Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) 12ª ANIMAGE anuncia a programação de 2022

12ª ANIMAGE anuncia a programação de 2022

O 12º ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco celebra e evidencia a originalidade e diversidade da animação mundial entre os dias 15 e 20 de novembro de 2022, no Recife (PE). A edição 2022 volta a ocupar as salas de cinema com longas-metragens, competição internacional de curtas, mostras especiais em sessões exibidas no Teatro do Parque, no Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE. Além da programação de filmes de animação para todas as idades, o festival oferece atividades formativas como masterclass e debates.

No momento em que são celebrados 50 anos do cinema de animação em Pernambuco, o ANIMAGE segue consolidado como parte importante desse cenário cada vez mais crescente, sendo o maior festival de cinema de animação em atividade do país. Dois curtas de realizadores pernambucanos estão na Mostra Competitiva neste ano comemorativo.

“Mais uma vez o ANIMAGE chega com uma programação forte, diversificada e representativa do melhor da animação mundial, o que reforça a posição do festival entre os mais importantes do país. Este ano, o ANIMAGE dobrou o número de inscrições recebidas do mundo todo para a Mostra Competitiva de curtas, bate recorde no número de longas exibidos e investe em uma mostra comemorativa dos 50 anos de animação pernambucana”, observa Antonio (Gutie) Gutierrez, diretor do festival.

Entre os destaques da programação, está o longa “Perlimps”, de Alê Abreu, diretor brasileiro indicado ao Oscar com “O Menino e o Mundo”. O filme abre a programação do festival no feriado de 15 de novembro, em sessão diurna, no Teatro do Parque, convidando adultos e crianças para a abertura do ANIMAGE. À noite, será apresentado o longa português “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, já premiado em vários festivais. 

Estreiam no Brasil pelo ANIMAGE “My Love Affair With Marriage”, de Signe Baumane (Letônia/EUA/Luxemburgo); “Fritzi – Uma História Revolucionária”, de Matthias Bruhn e Ralf Kukula (Alemanha); e “Mironins”, de Mikel Mas e Txesco Montalt (Espanha). Completam a programação de longas-metragens “Meu Tio José”, de Ducca Rios (Brasil); “Home is Somewhere Else”, de Carlos Hagerman e Jorge (México/EUA); “Saules Aveugles, Femme Endormie”, de Pierre Földes (França/Luxemburgo/Canadá) e “La Traversée”, de Florence Miailhe (França). 

As mostras especiais apresentadas este ano são a Mostra Africana, Mostra Pernambuco – 50 Anos, Mostra Brasil, Mostra Erótica e Poesia Óptica: Retrospectiva Oskar Fischinger, em associação com o Center for Visual Music.

A 12ª edição oferece nove filmes de longa-metragem, dez sessões da Mostra Competitiva (duas delas dedicada ao público infantil), sete mostras especiais e uma Masterclass. A programação completa exibirá um total de 183 filmes(174 são curtas-metragens, de 47 países – e 54 produções na programação são brasileiras).

“Os novos rumos do cinema animado brasileiro mostram um resultado empolgante em direção ao futuro. É no festival que essa produção cultural animada ganha vida, toca as pessoas, impulsiona saltos e interage com filmes e artistas de todo o mundo.
A equipe de curadoria teve acesso a uma oferta numericamente inédita de curtas e longas, nacionais e estrangeiros, o que estimulou critérios ainda mais exigentes no processo de seleção e resultou em uma programação coesa, distribuída em seis dias, e potente em seus alcances simbólicos. Em 2022, o ANIMAGE cria fluxos entre pioneirismos históricos e cenas contemporâneas”, comenta o curador do festival, Júlio Cavani. 

A programação completa está disponível no site do evento

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile