13ª edição do CINEFOOT será realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo em diferentes datas do mês de novembro

Após dois anos sendo realizado no formato virtual por conta da pandemia da Covid-19, o CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol volta a ser presencial na sua edição número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta. A 13ª edição do festival acontece de 15 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro, e de 18 a 20 de novembro, em São Paulo. 

O CINEFOOT é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, realiza esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento especial para a população brasileira – especialmente para os amantes do futebol.

A programação deste ano, que segue gratuita, conta com 63 filmes, de 12 países. Além das mostras competitivas internacionais de curta e longa metragens, o CINEFOOT conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, além de uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do YouTube do festival. 

Masterclass e Homenagens 

Entre os destaques da programação, uma masterclass com Susanna Lira. O evento ainda celebra sua carreira concedendo a Honraria Futebol Artedo Cinefoot em 2022. Esta distinção reafirma o seu talento dentro e fora dos gramados pelo trato de temas relevantes sob a ótica feminina.

Conectada com as paixões que movem os brasileiros, Lira dirigiu duas séries dedicadas a personalidades do futebol: "Casão, num jogo sem regras", sobre o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr., e "Adriano Imperador", que narra a trajetória do atleta, traçando um olhar muito próximo da intimidade e emoções desses ídolos do futebol, cujas carreiras foram verdadeiros turbilhões de emoções. A masterclass com a roteirista e diretora, sobre documentário biográfico de futebol, terá a duração de uma partida, 90 minutos. A participação da atividade online será mediante inscrição prévia, de forma gratuita, no site

A programação de homenagens do CINEFOOT 13 torna-se ainda mais potente com os tributos a Soraia Marques, mulher varzeana responsável pela gestão do campo do Aliança da Casa Verde; Maria Cristina Costa Vallim, in memoriam, cofundadora do time de várzea Negritude F.C. da COHAB 1; Mariana Chaves, in memoriam, coordenadora de exposições e programação cultural do Museu do Futebol; e a equipe do Ubuntu Esporte Clube podcast que difunde uma visão afrocentrada sobre o esporte, cultura e mais.

Sessão de abertura 

A sessão inaugural do CINEFOOT no Rio de Janeiro acontece no dia 15, terça-feira, no Estação Net Rio, com a exibição de uma versão filme de "Casão, Num Jogo Sem Regras", com direção de Susanna Lira. Em São Paulo, o CINEFOOT dá o pontapé inicial no dia 18, sexta, no Museu do Futebol, com uma seleção de curtas-metragens em competição internacional. 

Já no domingo, 20, Dia da Consciência Negra, o CINEFOOT exibirá "Marte Um", de Gabriel Martins, no Estação Net Rio.

A programação do CINEFOOT 13 contempla atividades paralelas, como a Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados, com destaque para o Instituto Cultural Cervantes, no Rio de Janeiro, e o Museu do Futebol, em São Paulo, que abrigam as ações de reflexão e diálogo. A agenda completa está disponível no site

Como tradicionalmente acontece, os filmes vencedores do CINEFOOT serão definidos exclusivamente através do voto do público. Os filmes campeões faturam a Taça Cinefoot.

Após o encerramento da 13ª edição do festival, o CINEFOOT apresentará também uma Mostra Cinefoot especial durante a Copa, de 22 de novembro a 11 de dezembro, no CCJF – Centro Cultural da justiça Federal, e de 25 a 27 de novembro, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com a entrada franca em todas as sessões.

O CINEFOOT 13 conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Approach Comunicação e AFP-Agence France Press, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do ISS do Rio de Janeiro, Riofilme e Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui