Exibido no festival É Tudo Verdade, documentário "Zimba" vai ao ar na GloboNews

Precursor do teatro moderno na América Latina e mestre de gerações de atores brasileiros, o ator e diretor Zbigniew Ziembinski tem sua trajetória retratada no filme "Zimba", apelido que recebeu no Brasil. Produzido pela Leminiscata Filmesem parceria com a GloboNews, a Globo Filmes, e o Canal Brasil, o longa-metragem será exibido neste domingo, dia 6 de fevereiro, a partir das 23h, na faixa especial de documentários da GloboNews.  

Ziembinski chegou ao país após ter sido obrigado a fugir da Polônia por denunciar o nazismo com a peça "Genebra", de Bernard Shaw. O diretor nasceu em meio aos horrores da Primeira Guerra Mundial e, aos seis anos, viu o seu pai cuidar de corpos feridos, mutilados e mortos em combate na sombria mina de sal subterrânea de Wielisczka. No Brasil, se juntou a Nelson Rodrigues e montou "Vestido de Noiva", que revolucionou as artes cênicas no país.  

Narrado em primeira pessoa a partir de vasto material de arquivo e com participação das atrizes Nathalia Timberg, Camila Amado e Nicette Bruno, o filme recupera performances de Ziembinski no cinema, em novelas e teleteatros através de um diálogo cine-teatral.  

"Zimba" foi dirigido por Joel Pizzini e participou da Mostra Competitiva da 26ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui