Consumidor esta assistindo mais programação de TV e filmes pela Internet

A Accenture divulgou nesta sexta-feira a quarta edição da sua pesquisa anual multinacional sobre o consumidor digital "Accenture Digital Consumer Survey". O estudo aponta que o consumidor está assistindo mais programação de TV e filmes pela Internet.

De acordo com a pesquisa, 44% de todos os entrevistados assistem a filmes de longa metragem e programas de TV diariamente na Internet, e 39% o fazem semanalmente. Entre as atividades que apareceram na pesquisa, o acesso a revistas e notícias foi a opção mais indicada por entrevistados como um hábito diário (59%). Como atividade semanal, jogos e conteúdo esportivo ocupa a primeira posição, com 45%.

Além disso, 25% dos consumidores entrevistados pretendem comprar um televisor com conexão à Internet nos próximos 12 meses. Outros 11% pretendem substituir seu aparelho que já conta com conexão, enquanto 12% planejam comprar um tablet, ampliando o mercado de telas com acesso à internet.

Apesar da falta de conteúdo e veículos de transmissão, 18% dos entrevistados desejam comprar um aparelho ultra HDTV ao longo dos próximos 12 meses. De acordo com a Accenture, isto sugere uma trajetória semelhante à da TV de alta definição, quando a grande adoção inicial de aparelhos de TV deste tipo resultou em aumento da oferta de canais de HDTV e discos Blu-ray.

Dispositivos

Em uma comparação entre aparelhos de televisão, tablets, smartphones e notebooks, a TV aparece como plataforma predileta dos entrevistados para acompanhar conteúdo esportivo (58%) e séries de TV e filmes (71%). O notebook, por sua vez, foi selecionado como plataforma favorita em todas as outras categorias de conteúdo. O dispositivo foi o mais apontado como primeira opção para assistir conteúdo gerado por usuários (71%), vídeo clipes (53%), notícias (52%), ler livros e textos (36%) e jogar videogames (53%).

Qualidade e privacidade

Em relação à qualidade da conexão, 86% dos entrevistados relataram interrupções de transmissão e 71% observaram considerável lentidão durante o processo de visualização.Em um sinal encorajador para os fornecedores de serviços, 60% dos entrevistados que baixam filmes em casa indicaram que estariam dispostos a pagar por uma conexão mais rápida, enquanto 62% disseram que pagariam mais por melhor qualidade, para que pudessem assistir a vídeos quando e onde desejarem.

Quando perguntados sobre sua preferência por um retransmissor não tradicional para fornecer-lhes acesso a vídeos, os entrevistados selecionaram Google, Apple e Samsung, nessa ordem. As escolhas foram baseadas no potencial das empresas para oferecer TV paga, VOD (vídeo sob demanda) e catch-up TV (repetição da programação).

Apesar de 55% dos entrevistados terem expressado preocupações em relação à segurança dos dados, 67% estão dispostos a fornecer dados pessoais adicionais se os prestadores de serviços oferecerem serviços ou descontos adicionais. No entanto, o valor varia dependendo de quem tem acesso à informação compartilhada. Quanto questionados se compartilhariam informação caso ela fosse acessada apenas por seu provedor, 71% dos entrevistados mostraram-se dispostos a fazê-lo. No entanto, quando o acordo envolve o compartilhamento de informação com terceiros, o valor cai para 30%.

A Pesquisa de Consumidor Digital da Accenture foi realizada online entre outubro e dezembro de 2013, com 23 mil consumidores em 23 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Holanda, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, e Estados Unidos. A amostra em cada país é representativa da população on-line, com entrevistados na faixa etária de 14 a 55 anos e mais. A pesquisa fez perguntas aos entrevistados sobre o seu consumo diário de conteúdo on-line em vários dispositivos e telas de vídeo.

O relatório ocmpleto publicado pela empresa pode ser acessado, em inglês, no link: http://www.accenture.com/us-en/Pages/insight-right-connections-new-world-opportunity-broadcasters-digital.aspx

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