Nesta terça-feira, dia 5 de abril, o Canal Futura e a Preta Portê fazem uma exibição especial de "Motriz – Roda de Afeto", filme vencedor do 11º pitching DOC Futura em 2020, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, às 20h. O documentário relata o encontro entre oito homens negros que apresentam suas histórias e vivências similares sobre a falta de espaço e de acolhimento para eles cuidarem de suas questões sentimentais. Partindo de um ponto de convergência, os personagens detalham suas experiências revelando sonhos, inseguranças, memórias e questionamentos sobre o papel do homem negro na sociedade. Após a sessão do filme, haverá uma roda de conversa com a equipe que produziu o filme e convidados.
O documentário é dirigido por Washington Deoli e a produção executiva é da Preta a Portê, produtora que já trabalhou com o Futura em diferentes projetos, sendo dois deles vencedores no Pitching DOC Futura – projeto que seleciona uma proposta de documentário por meio de edital para coprodução e exibição no Canal Futura.
A roda de conversa abordada no documentário já existe na cidade de São Paulo e é coordenada pelo psicólogo Everton Mendes, um dos personagens retratados. Atualmente, acontece de forma online, por causa da pandemia.