Mercado editorial derruba receitas da News Corp em 2011

A News Corp. divulgou nesta quarta, 5, seu balanço referente ao terceiro trimestre fiscal deste ano. A receita total do grupo teve queda de 15,2% no período em relação ao mesmo período do ano anterior, caindo de US$ 1,25 bilhão para US$ 1,06 bilhão.
Em seus comentários, o chairman do grupo, Rupert Murdoch, afirma que a queda se deve à enorme contribuição do filme "Avatar" no ano passado. Mas ele acredita que a animação "Rio" deve compensar as perdas.
Ele chama a atenção também para o grande crescimento no negócio de canais de TV. Segundo ele, o segmento, que era visto no mercado um ano atrás como um negócio em dificuldades, mais que quadruplicou suas contribuições, pelo fortalecimento da publicidade e receitas de assinatura.
De fato, os resultados operacionais com os canais pagos do grupo, como a Fox, cresceram 25% no trimestre, em relação ao ano anterior, de US$ 588 milhões para US$ 735 milhões. Como visto em outros grupos de mídia, as receitas internacionais cresceram mais (34%) que as domésticas, nos EUA (22%). No mercado internacional o crescimento foi puxado pela América Latina e pela Ásia, segundo o balanço da companhia.
Na produção de filmes, pelo citado efeito "Avatar", o resultado operacional caiu de US$ 497 milhões para US$ 248 milhões, ou 50,1%. O filme de James Cameron representou sozinho quase metade do resultado no ano passado. Este ano os maiores sucessos foram "Cisne Negro" e "Rio".
A maior queda está mesmo, como era de se esperar, no segmento de publicações. Os resultados operacionais caíram de US$ 243 milhões no ano passado para apenas US$ 36 milhões este ano, queda de 85,2%. O valor inclui perdas em processos judiciais da ordem de US$ 125 milhões. Sem isso, a perda de receita operacional foi de US$ 82 milhões, ou 66,24%, ainda um número expressivo.
O relatório completo pode ser lido em www.newscorp.com/investor/download/NWS_Q3_2011.pdf

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