Canal Brasil exibe mostra em homenagem a Zelito Viana

Zelito Viana (Foto: Divulgação)

Para celebrar o aniversário de 85 anos do cineastaZelito Viana, o Canal Brasil preparou uma programação especial com a exibição de quatro longas-metragens dirigidos por ele, nesta sexta-feira, dia 5 de maio, a partir das 15h50. Os filmes participantes da mostra serão "Os Condenados", "Terra dos Índios", "Da Terra dos Índios aos Índios sem Terra" e "Villa Lobos – Uma Vida de Paixão". Marcos Palmeira, filho de Zelito, participa em dois dos longas, como ator e narrador. 

Ele narra, por exemplo, "Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra", filme costurado por uma entrevista histórica de Zelito Viana com Darcy Ribeiro. O registro da conversa era considerado perdido, por conta de um incêndio, mas 45 anos depois foi recuperado e retratado no documentário, que conta ainda com fotografias de Sebastião Salgado. O projeto é fruto de uma conexão feita por Leon Hirszman, cineasta amigo de Zelito, com Darcy. O longa conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Engenheiro de formação, Zelito foi incentivado por Leon Hirszman a migrar para o universo cinematográfico. Iniciou na área de produção, na qual fundou, em 1965, a Produções Cinematográficas Mapa Ltda., que depois passou a se chamar Mapa Filmes do Brasil. Neste período produziu "Terra em Transe", de Glauber Rocha, e "A Grande Cidade", de Carlos Diegues, que foram considerados marcos no cinema brasileiro. A partir de 1970, Zelito passou para trás das câmeras e começou sua carreira de diretor com o longa "Minha Namorada". Já esteve à frente de mais de 50 trabalhos como diretor audiovisual e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui