Canal Arte 1 nasce para cumprir cotas na TV por assinatura

O Grupo Bandeirantes está planejando o lançamento de um novo canal, com programação totalmente dedicada às artes. O canal deve entrar no ar no segundo semestre, já adaptado às exigências de programação da lei 12.485, segundo o diretor do canal, Rogério Gallo. Ele diz que o horário nobre terá 50% de sua programação dedicado à produção nacional, dos quais 50% serão produzidos por produtoras independentes. “Refizemos nosso business plan para nos adequar à lei”, afirmou, em sua apresentação no Fórum Brasil.

A proposta do canal é falar sobre todas as modalidades artísticas sem parecer erudito. “Com o movimento de acesso das novas classes, não queremos que seja um canal para iniciados”, disse. Para se adequar à lei, o canal reduziu a equipe interna e, consequentemente, a produção em casa dos programas fixos da grade. Assim, Gallo também pretende contratar produtoras independentes para parcerias na realização desses programas, geralmente semanais e temáticos, com uma hora de duração.

Ele também afirmou que está interessado em acervos de imagens de projetos que não tenham sido finalizados, podendo oferecer modalidades diferentes de parcerias, como por exemplo edição.

O canal será lançado simultaneamente com o Instituto Arte 1, voltado para o fomento a jovens artistas. Gallo explicou que parte da receita do canal será aplicada ao Instituto, que também será fonte de conteúdo.

A produção do canal será em HD, mas também serão transmitidos programas no sistema convencional, já que a demanda inicial para preencher uma grade de 24 horas é muito grande. Gallo afirmou que o pitching deve ser lançado no segundo semestre, bem como o canal em si, mas ainda não existe uma data oficial.

É importante notar que o Grupo Bandeirantes controla operação de TV por assinatura, portanto, as canais do grupo não devem ser considerados independentes pela Ancine.

1 COMENTÁRIO

  1. Senhores, bom dia,

    Vi o anúncio do programa sobre Rembrandt hoje às 22 horas e estou muito interessada. Como só tenho acesso aos canais livres pela minha TV, escrevo para perguntar se é possível assistir ao canal Arte 1 através destes canais.
    Att.
    Mary

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui