CAMPANHA
04/06/2020, 17:31

Globo promove ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira, dia 5 de junho, a Globo lança uma série de ações para incentivar a mudança de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente. As iniciativas – que incluem campanha na programação de TV, pílulas nas mídias sociais e lives – fazem parte da plataforma de comunicação Menos é Mais, lançada em 2015, e que tem como objetivo promover a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade ambiental.

O filme promocional, assinado em parceria com o Instituto Akatu e a Conversação Internacional, apresenta ações que as populações podem tomar para ter um planeta mais sustentável – as atitudes são inspiradas por cinco "R's: Recuse, Recicle, Reuse, Reduza e Repense". O material será veiculado na programação da TV Globo e dos canais por assinatura. Assista:

Nesse sentido, para abordar o que cada um pode fazer, os atores Mateus Solano, Vladimir Brichta, Camila Pitanga, Thainá Duarte, Klebber Toledo e Taís Araújo gravaram, em suas casas, pílulas com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais, são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes, luvas e máscaras (por conta da pandemia) e como montar uma composteira caseira.

O elenco também se envolve com o tema em uma série de lives programadas pelo perfil do GNT no Instagram com o tema "O que cada um de nós pode fazer pela preservação e conservação do planeta e seus espaços ambientais?" – como parte desses conteúdos, já está disponível no IGTV um bate-papo com Júlia Rabello e o jornalista André Trigueiro, especialista em meio ambiente, respondendo comentários das redes sociais sobre o assunto e levantando pautas e esclarecimentos.

O Canal Off, por sua vez, também participa da programação especial e exibe o documentário original "Everest Sustentável" nesta sexta, 5, às 20h. O filme registra os aspectos ambientais inerentes à trilha do Everest e exibe imagens inéditas dos resíduos largados pelo caminho e entrevistas com os responsáveis pela coleta de lixo nas montanhas. Já no IGTV, o Off está com pílulas de Pedro Oliva relacionadas ao meio ambiente na #SemanaDoMeioAmbienteNoOff.

Também na sexta, 5, o Verdejando, iniciativa da Globo, participa da "mega live" promovida pelo movimento Green Nation – o evento contará com uma série de debates nas redes sociais do movimento com especialistas, artistas e organizações. Com o tema "Conexão com a natureza: como ela pode salvar nosso futuro", o bate-papo online do Verdejando reúne o ator Mateus Solano, a jornalista Ananda Apple, o ambientalista Nik Sabey, da iniciativa "Novas Árvores por Aí", e a engenheira florestal Aretha Medina, da SOS Mata Atlântica. Durante o debate, às 14h, o público será convidado a plantar ao mesmo tempo que os participantes da live em uma grande corrente de apoio ao meio ambiente, onde cada um, a partir de sua casa, poderá contribuir plantando mudas ou sementes, um ato simbólico para contribuir com a luta coletiva pela proteção dos nossos biomas.

A partir da próxima semana, entre 8 e 12 de junho, a Globo reforça a temática ambiental estreitando o relacionamento com universidades de todo o país. O canal promove uma série de webinars sobre os desafios da cobertura ambiental e a importância na divulgação da produção científica – as palestras integram o projeto Globo no Campus, para troca de conhecimento entre talentos da empresa e o público acadêmico, que já reuniu mais de 500 estudantes de diversas instituições do Brasil e do exterior em encontros virtuais nesta quarentena. Em formato digital, a iniciativa consegue maior abrangência e diversidade na relação com o universo acadêmico. Os jornalistas Sonia Bridi, Ernesto Paglia e Vico Iasi estão entre os nomes que participarão do projeto especial sobre meio ambiente, e vão dialogar com alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).   

Por fim, para ampliar ainda mais o debate, a série "Conversas Sustentáveis", com conteúdos sobre consumo consciente em áreas como moda, alimentação, favela e sustentabilidade e lixo nos oceanos, já está disponível na Plataforma Gente. E a partir da sexta, 5, a página ainda lança a série "Pergunte ao Cientista", onde os atores das produções originais da Globo exercem sua curiosidade sobre temas como preservação ambiental e fazem perguntas para o engenheiro florestal Tasso Azevedo.

Comentários

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

© 1996-2020 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top