A Sky tem planos de oferecer em todo o Brasil o serviço pré-pago até o Natal, informa Agrício Silva Neto, vice-presidente de marketing e programação da operadora. Ele explica que a opção inicial de oferta do serviço apenas no Estado de São Paulo deve-se a uma necessidade de testar o produto, e reconhece que o fato de a Telefônica ter sua operação de DTH neste Estado foi um motivador. A Sky está há um ano desenvolvendo o produto e testa desde o começo de junho com alguns assinantes. "A grande diferença deste produto é a possibilidade de recarga pela rede lotérica, o que se deve ao relacionamento que já tínhamos com a Caixa Econômica para pagamento de contas", diz o executivo. Em breve será oferecida a possibilidade de recarga pelo site da empresa.
O serviço pré-pago da Sky não tem verificação de endereço, ou seja, o usuário pode adquirir o produto em uma cidade e utilizá-lo em outra. Um mecanismo de verificação de endereço existente para os usuários convencionais é a necessidade de conexão telefônica para serviços interativos. Como o decoder se conecta todos os dias à central da Sky, a operadora verifica a localização geográfica do assinante permanentemente.
Ainda não é possível nenhum tipo de migração entre os pacotes para o usuário pré-pago. Ou seja, ele não pode optar por adquirir outros canais, nem optar por passar para um dos planos convencionais. Da mesma forma, os assinantes atuais não poderão passar para o plano pré-pago. Outra limitação: ex-assinantes que tenham equipamentos da Sky guardados não poderão simplesmente comprar o novo cartão de habilitação pré-pago. Por enquanto, o serviço está vinculado à aquisição de um novo kit completo.
Segundo Silva Neto, algumas destas possibilidades serão oferecidas no futuro, com ajustes do produto, mas por enquanto está afastado o risco de canibalização da base existente. O valor do equipamento, de R$ 299, não está subsidiado, diz.
A estratégia da Sky, conta Silva Neto, é a base de usuários em banda C, que hoje pode chegar a 20 milhões de usuários. São vendidos cerca de 200 mil kits de banda C por mês, e por esta razão a Sky focará a campanha do Sky Pré-pago nos intervalos comerciais dos canais da banda C e em rádios populares.
Esta não é a primeira experiência do grupo controlador da Sky com um produto pré-pago. Ele está disponível hoje nas operações da Sky na Venezuela, Porto Rico e México, com grande sucesso no caso venezuelano. "A diferença é que no Brasil temos a rede lotérica, o que permite acesso muito mais fácil do assinante que não tem conta em banco ou cartão de crédito".
Operação