FilmSoul Studios, dos cineastas Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, chega ao Brasil 

Os sócios Fernando Siqueira e Fernando Grostein Andrade na FilmSoul Studios de Los Angeles (Foto: Ryan Bradford)

Neste mês de dezembro, os cineastas Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira lançam no Brasil a FilmSoul Studios, produtora que chega ao mercado nacional unindo cinema, música e inteligência artificial. As informações foram dadas com exclusividade para TELA VIVA. No último ano, a dupla dirigiu "Quebrando Mitos", documentário que traz um olhar crítico sobre a masculinidade associada a Jair Bolsonaro e que foi assistido por mais de um milhão de espectadores em 2022. Fundada há dois anos em Los Angeles, onde os dois moram desde 2018, a FilmSoul Studios chega ao Brasil com novas produções. 

Projetos 

A primeira delas é um projeto de true crime que se desdobrará em um documentário e um longa de ficção sobre Pedrinho Matador, assassino em série brasileiro que fez a primeira vítima aos 14 anos, esteve preso por 42 anos e afirmou ter matado mais de 100 pessoas. 

Em 2013, Fernando Grostein Andrade reativou o grupo de teatro Do Lado de Cá, formado por detentos e agentes penitenciários do presídio de segurança máxima Desembargador Adriano Marrey, aos quais dava aulas com o objetivo de ressocializá-los. Foi quando ele conheceu Pedrinho Matador, que frequentou algumas aulas e, antes de ser solto, lhe pediu que levasse a sua história para o cinema e passasse uma mensagem para os jovens ficarem longe do crime. Fernando teve, então, acesso exclusivo a detalhes sobre o caso. Depois de comprar os direitos da biografia escrita por Iza Toledo, psicóloga do criminoso, a produtora gravou em janeiro deste ano, durante três dias, a última entrevista com o serial killer. Dois meses depois, em março, ele foi assassinado a tiros, aos 68 anos, em frente à casa da sua família, em Mogi das Cruzes, São Paulo.

Fernando Grostein e Fernando Siqueira filmaram o velório, ouviram companheiros de cela, familiares e amigos do criminoso e de vítimas. O médico Dráuzio Varella, que trabalhou durante mais de 20 anos no presídio do Carandiru, também foi entrevistado. "Contar essa história é uma oportunidade de olhar para as contradições do Brasil através do fascínio que a mídia e o público têm pelo sangue, pelo crime", diz Fernando Grostein. Em paralelo à produção do documentário, a dupla escreveu o roteiro de um filme de ficção sobre a história e pretende filmar no segundo semestre de 2024, no Brasil, e finalizar em LA.

Outro projeto, atualmente em fase de finalização, é o filme musical "Necklace", que aborda a temática da saúde mental. As filmagens ocorreram em estados como Califórnia e Utah, nos Estados Unidos, e Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. O projeto virá acompanhado de um álbum duplo, feito em colaboração com o músico e maestro Jaques Morelenbaum, com composições inéditas de autoria dos diretores. 

Na área musical, os estúdios da FilmSoul Studios produziram um álbum duplo, que vai ser lançado em 2024, com o mesmo título do filme. Além deste projeto, a produtora também participou de duas faixas do produtor musical Fernando Garibay, que produziu "Born This Way", de Lady Gaga, uma delas para um projeto aeroespacial que vai ser lançado em 2025. 

A FilmSoul Studios pretende trabalhar em colaboração com uma rede de talentos no Brasil, EUA, Europa, Ásia e LATAM. "Se por um lado  o audiovisual é global, histórias ultra específicas são muito charmosas e, ao mesmo tempo, por isso, são relevantes na arena global. Cada história tem uma textura criativa única", reflete Fernando Siqueira. 

Estrutura 

A produtora tem escritório e estúdio no Art District, em North Hollywood, LA, e além de atuar no mercado audiovisual, conta com estúdios para gravação de músicas, mixagem de som, edição de imagem, correção de cor, finalização de imagem e filmagens de vídeos para redes sociais. 

Inclusive, a FilmSoul Studios conta também com iniciativas na área de de redes sociais, como a página do "Quebrando Mitos", que tem quase 100 mil pessoas, e iniciativas de Inteligência artificial focadas em potencializar a conectividade – e nunca substituir a criatividade. Fernando Grostein explica: "Muitos de nossos projetos são inovadores, como 'Quebrando Mitos', e nem sempre encontram espaço no mercado tradicional de distribuição, justamente pela sua natureza de vanguarda. A solução é usar inteligência artificial para criar soluções inovadoras e quebrar barreiras e restrições". 

A FilmSoul Studios é ainda sócia-fundadora e estratégica da Inner AI, plataforma dedicada a criar conteúdo em vídeo, áudio e texto do empreendedor Pedro Salles Leite. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui