Associação Cultural Kinoforum e Spcine levam curtas brasileiros para o Festival Clermont-Ferrand

“Combustão Não Espontânea”, de Boni Zanatta (Foto: Divulgação)

A Spcine, o Consulado-Geral do Brasil em Marselha e a Associação Cultural Kinoforum unem esforços em uma parceria que leva à França uma programação de curtas-metragens brasileiros recentes que busca promover a diversidade e a criatividade da produção nacional dentro de uma das maiores vitrines mundiais dedicadas a esse formato – o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que acontece até o dia 10 de fevereiro.

Os curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market, são: "Ava Mocoi – Os Gêmeos", de Luiza Calagian e Vinicius Toro; "Meu Amigo Pedro MIXTAPE", de Lincoln Péricles (LK); "Combustão Não Espontânea", de Boni Zanatta; "Ibirapitanga", de Olinda Tupinambá; e "Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo", de Renato Sircilli. O programa será exibido nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 16h, na sala de projeção do mercado, e contará com a presença dos realizadores Luiza Calagian, Lincoln Péricles, Boni Zanatta e Renato Sircilli.

Além dos curtas, os cineastas que fazem parte da seleção oficial do festival também contam com o suporte dessa parceria. "Até Onde o Mundo Alcança", de Daniel Frota de Abreu, faz parte da Competição Internacional; "Pássaro Memória", de Leonardo Martinelli, integra a competição do programa Labo; e "Lulina e a Lua", de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, foi selecionado para a mostra Enfants.

A Kinoforum também estará coordenando o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine e o Consulado-Geral do Brasil em Marselha, com o objetivo promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que terá duração de quatro dias e contará com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de quase 40 países, como Portugal, Suécia, Japão, Egito, Ucrânia e Colômbia, além da própria França. 

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação também divulga a próxima edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições em fevereiro. Os deadlines são 31 de março (para filmes produzidos em 2023) e 29 de abril (para filmes produzidos em 2024). O evento chega este ano à sua 35ª edição e já tem data: de 22 de agosto a 1º de setembro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui