8º Icumam Lab abre inscrições para desenvolvimento de projetos audiovisuais do Centro-Oeste

(Foto: Divulgação)

Abrem nesta terça-feira, dia 5 de março, as inscrições para o 8º Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais no Centro-Oeste, que será realizado entre os dias 5 e 12 de maio presencialmente na Pousada Monjolo, em Nerópolis-GO, próximo de Goiânia. Podem ser inscritos projetos de longa-metragem ou série de TV na categoria ficção ou documentário da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). As inscrições são gratuitas. Os candidatos poderão se inscrever ou estar inscritos em mais de um projeto, mas apenas um projeto poderá ser contemplado pelo laboratório.

Serão selecionados nove projetos, sendo três de longa-metragem de ficção, três de série de ficção e três de documentário (longas ou séries). O regulamento completo está disponível no site. A lista de selecionados será divulgada até o dia 9 de abril. Na sexta e sétima edição, o laboratório aconteceu no formato online, e em 2024, a novidade é a retomada ao formato presencial de imersão, que proporciona um ambiente propício para a reflexão, desenvolvimento de ideias e interação entre os participantes.

A seleção de projetos terá como critérios qualidades artísticas e técnicas, sendo avaliados a originalidade, viabilidade de produção, estágio de desenvolvimento, histórico dos realizadores e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados. 

Maria Abdalla é a diretora do Icumam Lab. A roteirista, diretora e produtora audiovisual Fernanda De Capua e o produtor Rafael Sampaio assinam a coordenação pedagógica do Laboratório desde a primeira edição. E os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção de profissionais do mercado audiovisual: Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; Luana Rocha, roteirista, documentarista e pesquisadora documental; e Rafael de Almeida, cineasta, artista visual e pesquisador de cinema e audiovisual.

Premiação 

Ao final do laboratório, os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ganharão uma premiação. O Projeto Paradiso premiará com o valor de R$ 5 mil o projeto de longa-metragem de ficção, selecionado pelo júri, que mais se destacar. Já o melhor projeto de série de ficção receberá R$ 15 mil em serviços de pós imagens oferecidas pela Mistika, 36 horas de correção de cor da DOTCINE, consultoria de projeto oferecida pela Vermelho Filmes e mentoria de duas horas online com a roteirista de séries de TV Julia Priolli. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui