“Cinelab”, reality produzido pela Boutique Filmes para os canais da NBC Universal no Brasil, acompanhará os especialistas em efeitos especiais Raphael Borghi, Kapel Furman e Armando Fonseca enquanto eles recriam cenas emblemáticas do cinema com poucos recursos. A primeira temporada da atração, com 13 episódios de meia hora cada, estreia nos canais Universal, Universal Studios e Syfy em setembro.
“Uma das coisas que despertou o interesse da NBC foi que a produção se adequava perfeitamente aos três canais”, explica Ana Cristina Paixão, gerente de produção da NBC Universal Brasil. “Apresenta três personagens fortes e seus conflitos, adequando-se ao Universal, instiga imaginação e curiosidade, agradando os fãos do Syfy, e apresenta bastidores e erros de gravação, adequando-se também ao fã de cinema que acompanha o Studio Universal”, conclui. Os recursos para a produção da série vieram da programadora.
Segundo Tiago Mello, sócio da Boutique, o projeto foi desenvolvido pelo núcleo de criação mantido pela produtora, que chegou ao mercado em 2013. “Percebemos que havia muitos vídeos fazendo sucesso no Youtube com fãs recriando cenas e efeitos de filmes como Star Trek e Star Wars, e percebemos que era uma oportunidade”, explica. O foco da atração, diz Mello, divide-se entre a criação dos efeitos e as relações dos personagens. “Tão importante quanto o universo dos efeitos e cinema é a seleção do casting e o direcionamento das relações entre os apresentadores. Eles se conhecem e estão sempre brincando um com o outro. Quando há um problema, há também conflito entre eles – e isso para nós é ótimo”, diz. De acordo com o produtor, as filmagens de “Cinelab” levaram 4 meses.
"Apesar de a Boutique ser nova no mercado, conheciamos o trabalho do Tiago e no Gustavo Mello. No começo das conversas, eles já nos enviaram uma promo para que entendêssemos melhor a proposta. Isso, para um canal internacional, que depende de aprovações internacionais, é muito útil", diz Ana Cristina.