Nesta quinta-feira, dia 7 de julho, mesma data em que chega aos cinemas, o longa "Os Primeiros Soldados" também estreia no streaming. O Canal Brasil disponibiliza o filme dirigido e roteirizado por Rodrigo Oliveira para aluguel nas operadoras Claro, Vivo e Oi. Com coprodução do Canal Brasil, a obra foi premiada em festivais internacionais, como na Alemanha e na Índia, e em nacionais, como o de Tiradentes e o do Rio.
"Os Primeiros Soldados" se passa em Vitória, no Espírito Santo, no começo dos anos 1980 e acompanha membros da comunidade LGBTQIAP+ em busca de formas de resistir à epidemia de AIDS. O personagem principal, Suzano (Johnny Massaro), é um estudante de biologia que começa a sentir algo desconhecido afetando seu corpo. Ele quer entender melhor a doença e buscar uma cura ao mesmo tempo em que tenta proteger sua irmã Maura (Clara Choveaux) e seu sobrinho Muriel (Alex Bonini) dos impactos do que está por vir. O desespero com a falta de informações faz com que ele se aproxime da performer transexual Rose (Renata Carvalho) e do estudante de cinema Humberto (Vitor Camilo), ambos vivendo com o vírus.
O roteiro da produção foi baseado em uma longa pesquisa sobre os casos reais ocorridos na cidade de Vitória e entrevistas com profissionais de saúde, familiares e membros da comunidade LGBTQIAP+. Para se preparar para o filme, o elenco passou um período vivendo como os personagens. Johnny Massaro, Clara Choveaux e Alex Bonini conviveram por um tempo como a família Suzano, Maura e Muriel e Johnny foi morar no sítio onde seu personagem se isola. Lá, ele recebeu Renata Carvalho e Vitor Camilo, que interpretam Rose e Humberto, exatamente como no filme.